Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3514
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Barbosa, Aurinete Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-04T20:04:57Z | - |
dc.date.available | 2024-11-04 | - |
dc.date.available | 2024-11-04T20:04:57Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-27 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Aurinete Ferreira. O ensino de história durante a pandemia: uma análise a partir do IEMA – UP Rio Anil. 2021. 67f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2021. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3514 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3514 | - |
dc.description.abstract | Due to the new coronavirus pandemic, the need for an emergency remote education plan arose. The study aimed to analyze the teaching of History at the State Institute of Education, Science and Technology of Maranhão - IEMA - UP Rio Anil, in the 1st year high school class. The interest in this research emerged during the curricular internship, which took place remotely, it was when I came across the challenges and difficulties of students and teachers in this new teaching-learning process. During the isolation period, the in-person classes were suspended, the teacher used some resources so that the remote classes had the same quality as the in-person classes. The methodology used for this research was bibliographical, carried out in books and articles dealing with the subject and the instrument for data collection was the questionnaire via Google Forms. The research result made it possible to realize that students recognize the difficulty caused by the pandemic in this learning process and also the importance of the teacher as a mediator in this teaching process during remote classes and the active methodologies used to assist in student learning. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject | Ensino Remoto | pt_BR |
dc.subject | Metodologias Ativas | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula invertida | pt_BR |
dc.subject | Ensino Híbrido | pt_BR |
dc.subject | History Teaching | pt_BR |
dc.subject | Remote Teaching | pt_BR |
dc.subject | Active Methodologies | pt_BR |
dc.subject | History | pt_BR |
dc.subject | Flipped classroom | pt_BR |
dc.subject | Hybrid Teaching | pt_BR |
dc.title | O ensino de história durante a pandemia: uma análise a partir do IEMA – UP Rio Anil | pt_BR |
dc.title.alternative | History teaching during the pandemic: an analysis from the IEMA – UP Rio Anil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | BARBOSA, A. F. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6901552489515442 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barros, Antonio Evaldo Almeida | - |
dc.contributor.advisor1ID | BARROS, A.E. A. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0657826399373769 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Sandra Regina Rodrigues dos | - |
dc.contributor.referee1ID | SANTOS, S.R.R. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6057206547897855 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ribeiro, Jakson dos Santos | - |
dc.contributor.referee2ID | RIBEIRO, J. S. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3062810657432335 | pt_BR |
dc.description.resumo | Devido à pandemia do Novo Coronavírus, surgiu a necessidade de um plano de ensino remoto em caráter de emergencial. O trabalho teve como objetivo analisar o ensino de História na Instituto de Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IEMA – UP Rio Anil, nas turma do 1º anos do Ensino Médio. O interesse por essa pesquisa surgiu durante o estágio curricular, que ocorreu de forma remota, foi quando me deparei com os desafios e as dificuldades dos alunos e professores nesse novo processo de ensino-aprendizagem. Durante o período de isolamento as aulas presenciais foram suspensas, o professor se utilizou de alguns recursos para que as aulas remotas tivessem a mesma qualidade que as aulas presenciais. A metodologia utilizada para essa pesquisa foi bibliográfica, realizadas em livros e artigos que tratam sobre o assunto e o instrumento para coleta de dados foi o questionário via Google Forms. O resultado da pesquisa possibilitou perceber que os alunos reconhecem a dificuldade causada pela pandemia nesse processo de aprendizagem e também da importância do professor como mediador nesse processo de ensino durante as aulas remotas e das metodologias ativas utilizadas para auxiliar no aprendizado do aluno. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - AURINETE FERREIRA BARBOSA - HISTÓRIA UEMA 2021.pdf | 539.97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.