Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3448
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Joice Coelho-
dc.date.accessioned2024-10-31T18:00:38Z-
dc.date.available2024-10-31-
dc.date.available2024-10-31T18:00:38Z-
dc.date.issued2020-12-29-
dc.identifier.citationSILVA, Joice Coelho. Processos organizacionais: uma análise sobre os desafios do mapeamento na Coordenadoria de Pessoal no TRE-MA. 2020. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Curso de Bacharelado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA - Brasil, 2020. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3448pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3448-
dc.description.abstractThis article focuses on the difficulties of mapping in a public institution, specifically the Personnel Coordination Office of TREMA, which will be based on the problems highlighted. case study. Processes are ways of summarizing work activities in administrative in administrative organizations. Process mapping as a way of organizing and improving an organization's processes. And in today's competitive environment, companies increasingly need a continuous continuous commitment to service excellence. In this way to use techniques that allow them to map their processes in order to obtain greater knowledge and control over their activities. The aim of this study was to through observation, description and unstructured interviews, to processes in the services provided by the sector. The results, a flowchart was drawn up that clarified how the company's procedures carried out by the company and in some way show quality, have a globalized vision of the organizational system to complement the efficient and effective approach to all the activities integrated into each process. in each processpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectorganizaçãopt_BR
dc.subjectProcessospt_BR
dc.subjectMapeamento de processospt_BR
dc.subjectModelagem de processospt_BR
dc.subjectTribunal Regional Eleitoral do Maranhãopt_BR
dc.subjectCoordenadoria de Pessoalpt_BR
dc.subjectSistema organizacionalpt_BR
dc.subjectOrganização públicapt_BR
dc.subjectMaranhão-Brasilpt_BR
dc.subjectProcessespt_BR
dc.subjectProcess mappingpt_BR
dc.subjectProcess modelingpt_BR
dc.subjectRegional Electoral Court of Maranhãopt_BR
dc.subjectPersonnel Coordinationpt_BR
dc.subjectOrganizational systempt_BR
dc.subjectPublic organizationpt_BR
dc.subjectMaranhão-Brazilpt_BR
dc.titleProcessos organizacionais: uma análise sobre os desafios do mapeamento na Coordenadoria de Pessoal no TRE-MApt_BR
dc.title.alternativeOrganizational processes: an analysis of the challenges of mapping in the Personnel Coordination at TRE-MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Mendes, Maria das Graças Corrêa-
dc.contributor.advisor1IDMENDES, M. G. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4339004907626063pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo realizado tem como foco as dificuldades do mapeamento em uma instituição pública, particularmente a Coordenadoria de Pessoal do TREMA que terá fundamentação na problemática evidenciada configura-se num estudo de caso. Os processos são formas de sintetizar as atividades de trabalho em organizações administrativas. O mapeamento de processos surge como uma forma de organizar e aperfeiçoar os processos de uma organização. E no atual ambiente competitivo, as empresas necessitam, cada vez mais, um compromisso contínuo com a excelência dos serviços. Dessa forma, passando a utilizar técnicas que permitam o mapeamento dos processos para obterem maior conhecimento e controle sobre suas atividades. O qual objetivou, por meio de técnicas de observação, descrição e entrevistas não estruturadas, o mapeamento de processos nos serviços realizados pelo setor. Como resultados, foi estruturado um fluxograma que elucidou o funcionamento dos procedimentos realizados pela empresa e alguma maneira mostrar qualidade, ter uma visão globalizada do sistema organizacional para complementar a obtenção eficiente e eficaz na abordagem de todas as atividades integralizadas em cada processopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSApt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqAdministração Públicapt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.subject.cnpqOrganização Públicapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Administração Bacharelado - CCSA - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO-JOICE COELHO SILVA- ADMINISTRAÇÃO- CCSA UEMA 2020.pdfPDF A317.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.