Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3440
Título: | Musicalização infantil: um estudo sobre as intervenções pedagógicas do educador musical para a inclusão dos alunos com autismo no Colégio Marista Araçagy |
Título(s) alternativo(s): | Children's musicalization: a study on the pedagogical interventions of the music educator for the inclusion of students with autism at Marista Araçagy School |
Autor(es): | Marques, Sonalya Rosy Guimarães |
Orientador: | Costa, José Roberto Froes da |
Membro da Banca: | Costa, José Roberto Froes da |
Membro da Banca: | Sousa, Maria Jucilene Silva Guida de |
Membro da Banca: | Castro, Ciro de |
Data do documento: | 2018 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo investigar como a musicalização infantil pode ajudar na inclusão e aprendizado escolar das crianças com autismo bem como refletir sobre a importância da ação pedagógica do professor de música e as atividades propostas durante o processo de ensino aprendizagem, facilitando a interação, a aquisição de conhecimentos em outras áreas e favorecendo o desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo da criança, tendo em vista a formação pedagógica do educador de música para uma práxis emancipatória. O estudo parte do pressuposto de que a música pode trazer benefícios significativos para a vida do aluno com TEA se trabalhada de forma lúdica com metodologias adequadas e com respeito às individualidades. Dessa forma, poderá contribuir no processo de inclusão, através de atividades que proporcionam aos autistas vivências sócio-afetivas que ajudam em sua comunicação através de intervenções pedagógicas significativas. São apresentadas questões sobre a educação especial e alguns marcos legais, a musicalização infantil para crianças com TEA, as características do Transtorno do Espectro Autista e a relação existente entre a criança e a música. Para o desenvolvimento dessa pesquisa realizada na escola Marista Araçagy, foram utilizados como procedimentos metodológicos, o levantamento bibliográfico, a aplicação de questionários aos docentes e coordenador da escola pesquisada, além de observação direta da prática do Educador Musical e da participação dos alunos no processo de construção do conhecimento |
Resumo: | This study aims to investigate how music education for children can help with the inclusion and school learning of children with autism, as well as to reflect on the importance of the pedagogical action of the music teacher and the activities proposed during the teaching-learning process, facilitating interaction, the acquisition of knowledge in other areas and favoring the cognitive and socio-affective development of the child, with a view to the pedagogical training of the music educator for an emancipatory praxis. The study is based on the assumption that music can bring significant benefits to the lives of students with ASD if worked in a playful way with appropriate methodologies and with respect for individualities. In this way, it can contribute to the inclusion process, through activities that provide autistic people with socio-affective experiences that help in their communication through significant pedagogical interventions. Questions are presented about special education and some legal frameworks, early childhood musicalization for children with ASD, the characteristics of Autism Spectrum Disorder and the relationship between children and music. In order to develop this research carried out at the Marista Araçagy school, the following methodological procedures were used: bibliographical survey, questionnaires administered to teachers and the coordinator of the school studied, in addition to direct observation of the practice of the Music Educator and the participation of students in the process of knowledge construction |
Palavras-chave: | Autismo Musicalização Infantil Educação Inclusão Breve história da educação especial A relação existente entre a música e a criança com TEA Pesquisa de campo Autism Children's Music Education Inclusion A Brief History of Special Education The Relationship Between Music and Children with ASD Field Research |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - SONALYA ROSY GUIMARÃES MARQUES - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2018.pdf | PDFA | 319.36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.