Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3440
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarques, Sonalya Rosy Guimarães-
dc.date.accessioned2024-10-30T19:38:41Z-
dc.date.available2024-10-30-
dc.date.available2024-10-30T19:38:41Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMARQUES, Sonalya Rosy Guimarães. Musicalização infantil: um estudo sobre as intervenções pedagógicas do educador musical para a inclusão dos alunos com autismo no Colégio Marista Araçagy. 2018. 53 f. Monografia (Curso de Licenciatura em Música) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2018. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3440pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3440-
dc.description.abstractThis study aims to investigate how music education for children can help with the inclusion and school learning of children with autism, as well as to reflect on the importance of the pedagogical action of the music teacher and the activities proposed during the teaching-learning process, facilitating interaction, the acquisition of knowledge in other areas and favoring the cognitive and socio-affective development of the child, with a view to the pedagogical training of the music educator for an emancipatory praxis. The study is based on the assumption that music can bring significant benefits to the lives of students with ASD if worked in a playful way with appropriate methodologies and with respect for individualities. In this way, it can contribute to the inclusion process, through activities that provide autistic people with socio-affective experiences that help in their communication through significant pedagogical interventions. Questions are presented about special education and some legal frameworks, early childhood musicalization for children with ASD, the characteristics of Autism Spectrum Disorder and the relationship between children and music. In order to develop this research carried out at the Marista Araçagy school, the following methodological procedures were used: bibliographical survey, questionnaires administered to teachers and the coordinator of the school studied, in addition to direct observation of the practice of the Music Educator and the participation of students in the process of knowledge constructionpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectMusicalização Infantilpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectBreve história da educação especialpt_BR
dc.subjectA relação existente entre a música e a criança com TEApt_BR
dc.subjectPesquisa de campopt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectChildren's Musicpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectA Brief History of Special Educationpt_BR
dc.subjectThe Relationship Between Music and Children with ASDpt_BR
dc.subjectField Researchpt_BR
dc.titleMusicalização infantil: um estudo sobre as intervenções pedagógicas do educador musical para a inclusão dos alunos com autismo no Colégio Marista Araçagypt_BR
dc.title.alternativeChildren's musicalization: a study on the pedagogical interventions of the music educator for the inclusion of students with autism at Marista Araçagy Schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDMARQUES, S. R. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, José Roberto Froes da-
dc.contributor.advisor1IDFROES, Roberto; COSTA, José Roberto Froes dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8205392201314000pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, José Roberto Froes da-
dc.contributor.referee1IDFROES, Roberto; COSTA, José Roberto Froes dapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8205392201314000pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Maria Jucilene Silva Guida de-
dc.contributor.referee2IDSOUSA, M. J. S. G.;DE SOUSA, M. J. S. G.;DE SOUSA, MARIA JUCILENE SILVA GUIDApt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7444547353521428pt_BR
dc.contributor.referee3Castro, Ciro de-
dc.contributor.referee3IDCASTRO, Ciro; CASTRO, Ciro dept_BR
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-8163-5187pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1980627790311068pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo investigar como a musicalização infantil pode ajudar na inclusão e aprendizado escolar das crianças com autismo bem como refletir sobre a importância da ação pedagógica do professor de música e as atividades propostas durante o processo de ensino aprendizagem, facilitando a interação, a aquisição de conhecimentos em outras áreas e favorecendo o desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo da criança, tendo em vista a formação pedagógica do educador de música para uma práxis emancipatória. O estudo parte do pressuposto de que a música pode trazer benefícios significativos para a vida do aluno com TEA se trabalhada de forma lúdica com metodologias adequadas e com respeito às individualidades. Dessa forma, poderá contribuir no processo de inclusão, através de atividades que proporcionam aos autistas vivências sócio-afetivas que ajudam em sua comunicação através de intervenções pedagógicas significativas. São apresentadas questões sobre a educação especial e alguns marcos legais, a musicalização infantil para crianças com TEA, as características do Transtorno do Espectro Autista e a relação existente entre a criança e a música. Para o desenvolvimento dessa pesquisa realizada na escola Marista Araçagy, foram utilizados como procedimentos metodológicos, o levantamento bibliográfico, a aplicação de questionários aos docentes e coordenador da escola pesquisada, além de observação direta da prática do Educador Musical e da participação dos alunos no processo de construção do conhecimentopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMusica; Métodos e Técnicas de Ensino; Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimentopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - SONALYA ROSY GUIMARÃES MARQUES - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2018.pdfPDFA319.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.