Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3431
Título: | Proposta de um método de ensino do pensamento computacional para a educação básica: um estudo de caso no sistema Lesson |
Título(s) alternativo(s): | Proposal for a method of teaching computational thinking for basic education: a case study in the Lesson system |
Autor(es): | Santos, Jhonny Robert Sousa |
Orientador: | Sá, Eveline de Jesus |
Membro da Banca: | Jacob Júnior, Antonio Lavareda |
Membro da Banca: | Ferreira, Arikleyton de Oliveira |
Data do documento: | 2021-06-30 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Esta dissertação teve como objetivo apresentar um método de ensino com aspectos inovadores, com a intenção de estimular o conhecimento sobre o Pensamento Computacional no ensino básico. Leva-se em consideração que os avanços nas tecnologias digitais de informação e comunicação colocaram em curso mudanças sociais relevantes. Dentre as principais habilidades inerentes à vida social contemporânea, a habilidade de pensar de forma computacional é cada dia mais exigida. Desse modo, nosso trabalho se configura da seguinte maneira: inicialmente, traçaremos as conceituações e discussões mais elementares acerca da geração da informação, ensino híbrido, Pensamento Computacional e Taxonomia de Bloom; em seguida, apresentaremos o método desenvolvido para a construção da presente pesquisa, que nomeamos como B. Lesson; posteriormente, nos dedicamos à análise da aplicação do método em escolas particulares de São Luís 3 MA. Para tanto, privilegiaremos a abordagem teórica de Brackmann, que apresenta os <Quatro pilares do Pensamento Computacional=, e de Benjamin S. Blomm, que produz um sistema de classificação para os domínios cognitivo, afetivo e psicomotor |
Resumo: | This dissertation aimed to present a teaching method with innovative aspects, with the intention of stimulating knowledge about Computational Thinking in basic education. It is taken into account that advances in digital information and communication technologies have set in motion relevant social changes. Among the main skills inherent to contemporary social life, the ability to think computational is increasingly required. Thus, our work is configured as follows: initially, we will outline the most elementary concepts and discussions about information generation, hybrid teaching, Computational Thinking and Bloom's Taxonomy; then, we will present the method developed for the construction of this research, which we call B. Lesson; later, we will dedicate ourselves to the analysis of the application of the method in private schools in São Luís 3 MA. To this end, we will focus on the theoretical approach of Brackmann, who presents the <Four Pillars of Computational Thinking=, and of Benjamin S. Blomm, who produces a classification system for the cognitive, affective and psychomotor domains. |
Palavras-chave: | Método de ensino - computação Pensamento computacional - ensino Sistema Lesson Educação básica Ensino de computação Taxonomia de Blomm Teaching method - computing Computational thinking - teaching Basic education Lesson System Computer teaching Bloom's Taxonomy |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Engenharia da Computação e Sistemas - CCT - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - JHONNY ROBERT SOUSA SANTOS - PECS CCT UEMA 2021 .pdf | PDF A | 978.38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.