Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3431
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Jhonny Robert Sousa-
dc.date.accessioned2024-10-29T21:57:02Z-
dc.date.available2024-10-29-
dc.date.available2024-10-29T21:57:02Z-
dc.date.issued2021-06-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Jhonny Robert Sousa. Proposta de um método de ensino do pensamento computacional para a educação básica: um estudo de caso no sistema Lesson 2021 64f. Dissertação (programa de pós-graduação em engenharia da computação e sistemas) - Centro de Ciências e Tecnologias, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2021. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3431pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3431-
dc.description.abstractThis dissertation aimed to present a teaching method with innovative aspects, with the intention of stimulating knowledge about Computational Thinking in basic education. It is taken into account that advances in digital information and communication technologies have set in motion relevant social changes. Among the main skills inherent to contemporary social life, the ability to think computational is increasingly required. Thus, our work is configured as follows: initially, we will outline the most elementary concepts and discussions about information generation, hybrid teaching, Computational Thinking and Bloom's Taxonomy; then, we will present the method developed for the construction of this research, which we call B. Lesson; later, we will dedicate ourselves to the analysis of the application of the method in private schools in São Luís 3 MA. To this end, we will focus on the theoretical approach of Brackmann, who presents the <Four Pillars of Computational Thinking=, and of Benjamin S. Blomm, who produces a classification system for the cognitive, affective and psychomotor domains.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMétodo de ensino - computaçãopt_BR
dc.subjectPensamento computacional - ensinopt_BR
dc.subjectSistema Lessonpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEnsino de computaçãopt_BR
dc.subjectTaxonomia de Blommpt_BR
dc.subjectTeaching method - computingpt_BR
dc.subjectComputational thinking - teachingpt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectLesson Systempt_BR
dc.subjectComputer teachingpt_BR
dc.subjectBloom's Taxonomypt_BR
dc.titleProposta de um método de ensino do pensamento computacional para a educação básica: um estudo de caso no sistema Lessonpt_BR
dc.title.alternativeProposal for a method of teaching computational thinking for basic education: a case study in the Lesson systempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2308803073952145pt_BR
dc.contributor.advisor1Sá, Eveline de Jesus-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4699-5210pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6579292885078121pt_BR
dc.contributor.referee1Jacob Júnior, Antonio Lavareda-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9415-7265pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4510520291728075pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Arikleyton de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5563821132867441pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação teve como objetivo apresentar um método de ensino com aspectos inovadores, com a intenção de estimular o conhecimento sobre o Pensamento Computacional no ensino básico. Leva-se em consideração que os avanços nas tecnologias digitais de informação e comunicação colocaram em curso mudanças sociais relevantes. Dentre as principais habilidades inerentes à vida social contemporânea, a habilidade de pensar de forma computacional é cada dia mais exigida. Desse modo, nosso trabalho se configura da seguinte maneira: inicialmente, traçaremos as conceituações e discussões mais elementares acerca da geração da informação, ensino híbrido, Pensamento Computacional e Taxonomia de Bloom; em seguida, apresentaremos o método desenvolvido para a construção da presente pesquisa, que nomeamos como B. Lesson; posteriormente, nos dedicamos à análise da aplicação do método em escolas particulares de São Luís 3 MA. Para tanto, privilegiaremos a abordagem teórica de Brackmann, que apresenta os <Quatro pilares do Pensamento Computacional=, e de Benjamin S. Blomm, que produz um sistema de classificação para os domínios cognitivo, afetivo e psicomotorpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO E SISTEMAS - PECSpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Engenharia da Computação e Sistemas - CCT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - JHONNY ROBERT SOUSA SANTOS - PECS CCT UEMA 2021 .pdfPDF A978.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.