Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3431
Título: Proposta de um método de ensino do pensamento computacional para a educação básica: um estudo de caso no sistema Lesson
Título(s) alternativo(s): Proposal for a method of teaching computational thinking for basic education: a case study in the Lesson system
Autor(es): Santos, Jhonny Robert Sousa
Orientador: Sá, Eveline de Jesus
Membro da Banca: Jacob Júnior, Antonio Lavareda
Membro da Banca: Ferreira, Arikleyton de Oliveira
Data do documento: 2021-06-30
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo apresentar um método de ensino com aspectos inovadores, com a intenção de estimular o conhecimento sobre o Pensamento Computacional no ensino básico. Leva-se em consideração que os avanços nas tecnologias digitais de informação e comunicação colocaram em curso mudanças sociais relevantes. Dentre as principais habilidades inerentes à vida social contemporânea, a habilidade de pensar de forma computacional é cada dia mais exigida. Desse modo, nosso trabalho se configura da seguinte maneira: inicialmente, traçaremos as conceituações e discussões mais elementares acerca da geração da informação, ensino híbrido, Pensamento Computacional e Taxonomia de Bloom; em seguida, apresentaremos o método desenvolvido para a construção da presente pesquisa, que nomeamos como B. Lesson; posteriormente, nos dedicamos à análise da aplicação do método em escolas particulares de São Luís 3 MA. Para tanto, privilegiaremos a abordagem teórica de Brackmann, que apresenta os <Quatro pilares do Pensamento Computacional=, e de Benjamin S. Blomm, que produz um sistema de classificação para os domínios cognitivo, afetivo e psicomotor
Resumo: This dissertation aimed to present a teaching method with innovative aspects, with the intention of stimulating knowledge about Computational Thinking in basic education. It is taken into account that advances in digital information and communication technologies have set in motion relevant social changes. Among the main skills inherent to contemporary social life, the ability to think computational is increasingly required. Thus, our work is configured as follows: initially, we will outline the most elementary concepts and discussions about information generation, hybrid teaching, Computational Thinking and Bloom's Taxonomy; then, we will present the method developed for the construction of this research, which we call B. Lesson; later, we will dedicate ourselves to the analysis of the application of the method in private schools in São Luís 3 MA. To this end, we will focus on the theoretical approach of Brackmann, who presents the <Four Pillars of Computational Thinking=, and of Benjamin S. Blomm, who produces a classification system for the cognitive, affective and psychomotor domains.
Palavras-chave: Método de ensino - computação
Pensamento computacional - ensino
Sistema Lesson
Educação básica
Ensino de computação
Taxonomia de Blomm
Teaching method - computing
Computational thinking - teaching
Basic education
Lesson System
Computer teaching
Bloom's Taxonomy
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Engenharia da Computação e Sistemas - CCT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - JHONNY ROBERT SOUSA SANTOS - PECS CCT UEMA 2021 .pdfPDF A978.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.