Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3408
Título: | Percepção musical: aportes teóricos para uma nova perspectiva de ensino |
Título(s) alternativo(s): | Musical perception: theoretical contributions for a new teaching perspective |
Autor(es): | Sousa, Wesley Silva de |
Orientador: | Castro, Ciro de |
Membro da Banca: | Castro, Ciro de |
Data do documento: | 2018 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O presente trabalho toma como objeto de estudo a percepção musical e teve por finalidade uma análise crítica ao modelo tradicional de ensino nesta disciplina. Através de entrevistas realizadas a três professores do curso de Música: da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa (EMEM), um de cada respectivamente, foi possível analisar metodologias, ementas e dificuldades enfrentadas pelos docentes em sala de aula. Nesta abordagem, centramo-nos nas propostas tragas pelas principais autoras estudadas, Virgínia Bernardes (2001), Cristiane Otutumi (2008), Maria Flávia Barbosa (2009) e Cristina Grossi (2001), que tratam com profundidade este assunto. Verificamos que as principais críticas trazidas por essas autoras à disciplina Percepção Musical dizem respeito à fragmentação dos ditados e solfejos, referidos como “modelo tradicional”, e que as propostas encontradas para a superação dessas limitações orientem-se para uma percepção mais ampla da linguagem musical |
Resumo: | This study focuses on musical perception and aims to critically analyze the traditional teaching model for this subject. Through interviews with three professors from the Music course: from the State University of Maranhão (UEMA), the Federal University of Maranhão (UFMA) and the Lilah Lisboa School of Music of the State of Maranhão (EMEM), one from each respectively, it was possible to analyze methodologies, syllabuses and difficulties faced by teachers in the classroom. In this approach, we focused on the proposals brought by the main authors studied, Virgínia Bernardes (2001), Cristiane Otutumi (2008), Maria Flávia Barbosa (2009) and Cristina Grossi (2001), who deal with this subject in depth. We found that the main criticisms brought by these authors to the discipline Musical Perception concern the fragmentation of dictations and solfeggios, referred to as the “traditional model”, and that the proposals found to overcome these limitations are oriented towards a broader perception of musical language |
Palavras-chave: | Percepção Musical Educação Musical Metodologias de ensino Metodologias no ensino da percepção musical: aspesctos da escola tradicional Percepção Musical sob a ótica da linguagem Musical Perception Music Education Teaching Methodologies Methodologies in teaching musical perception: aspects of the traditional school Musical Perception from the perspective of language |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - WESLEY SILVA DE SOUSA - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2018.pdf | PDFA | 362.24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.