Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3408
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Wesley Silva de-
dc.date.accessioned2024-10-25T18:47:24Z-
dc.date.available2024-10-25-
dc.date.available2024-10-25T18:47:24Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSOUSA, Wesley Silva de. Percepção musical: aportes teóricos para uma nova perspectiva de ensino. 2018. 57f. Monografia (Curso de Licenciatura em Música) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2018. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3408pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3408-
dc.description.abstractThis study focuses on musical perception and aims to critically analyze the traditional teaching model for this subject. Through interviews with three professors from the Music course: from the State University of Maranhão (UEMA), the Federal University of Maranhão (UFMA) and the Lilah Lisboa School of Music of the State of Maranhão (EMEM), one from each respectively, it was possible to analyze methodologies, syllabuses and difficulties faced by teachers in the classroom. In this approach, we focused on the proposals brought by the main authors studied, Virgínia Bernardes (2001), Cristiane Otutumi (2008), Maria Flávia Barbosa (2009) and Cristina Grossi (2001), who deal with this subject in depth. We found that the main criticisms brought by these authors to the discipline Musical Perception concern the fragmentation of dictations and solfeggios, referred to as the “traditional model”, and that the proposals found to overcome these limitations are oriented towards a broader perception of musical languagept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPercepção Musicalpt_BR
dc.subjectEducação Musicalpt_BR
dc.subjectMetodologias de ensinopt_BR
dc.subjectMetodologias no ensino da percepção musical: aspesctos da escola tradicionalpt_BR
dc.subjectPercepção Musical sob a ótica da linguagempt_BR
dc.subjectMusical Perceptionpt_BR
dc.subjectMusic Educationpt_BR
dc.subjectTeaching Methodologiespt_BR
dc.subjectMethodologies in teaching musical perception: aspects of the traditional schoolpt_BR
dc.subjectMusical Perception from the perspective of languagept_BR
dc.titlePercepção musical: aportes teóricos para uma nova perspectiva de ensinopt_BR
dc.title.alternativeMusical perception: theoretical contributions for a new teaching perspectivept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSOUSA, W. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5638971619177815pt_BR
dc.contributor.advisor1Castro, Ciro de-
dc.contributor.advisor1IDCASTRO, Ciro; CASTRO, Ciro dept_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8163-5187pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1980627790311068pt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Ciro de-
dc.contributor.referee1IDCASTRO, Ciro; CASTRO, Ciro dept_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8163-5187pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1980627790311068pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho toma como objeto de estudo a percepção musical e teve por finalidade uma análise crítica ao modelo tradicional de ensino nesta disciplina. Através de entrevistas realizadas a três professores do curso de Música: da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa (EMEM), um de cada respectivamente, foi possível analisar metodologias, ementas e dificuldades enfrentadas pelos docentes em sala de aula. Nesta abordagem, centramo-nos nas propostas tragas pelas principais autoras estudadas, Virgínia Bernardes (2001), Cristiane Otutumi (2008), Maria Flávia Barbosa (2009) e Cristina Grossi (2001), que tratam com profundidade este assunto. Verificamos que as principais críticas trazidas por essas autoras à disciplina Percepção Musical dizem respeito à fragmentação dos ditados e solfejos, referidos como “modelo tradicional”, e que as propostas encontradas para a superação dessas limitações orientem-se para uma percepção mais ampla da linguagem musicalpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMétodos e Técnicas de Ensino, Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - WESLEY SILVA DE SOUSA - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2018.pdfPDFA362.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.