Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3395
Título: | Análise dos impactos das estratégias de ensino para o aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um estudo de caso no Colégio Militar Tiradentes I |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of the impact of teaching strategies for students with Autism Spectrum Disorder (ASD) Spectrum Disorder (ASD): a case study at the Tiradentes I Military College |
Autor(es): | Batista, Emerson Santos |
Orientador: | Rosa, Marilda de Fátima Lopes |
Membro da Banca: | Godoi, Rafael |
Membro da Banca: | Belfort, Silas Silva |
Data do documento: | 2022 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Esse estudo teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas de professores que atuam em sala de aula com alunos com Transtorno Espectro Autista (TEA) no Colégio Militar Tiradentes I. Quanto a metodologia, foi norteada pelos objetivos específicos citados, cabendo a identificação destas práticas e o favorecimento da inclusão e desempenho do aluno na sala por meio de estudo de campo e também foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Por meio da pesquisa, destaca-se que o Autismo é uma condição essencialmente caracterizada pelo social e pela comunicação, dificuldades que se tornam evidentes ao longo do desenvolvimento da criança. Os alunos com TEA que frequentam classes regulares tem aumentado significativamente, o que requer uma formação profissional específica que qualifique os professores de forma eficaz para que utilizem recursos/estratégias adequadas para o aprendizado desse estudante. Como resultado do estudo, observou-se que a escola estudada ainda busca por implementar recursos para atender seus alunos com TEA; que os alunos acompanhados de tutor têm maior produtividade; trabalha com a individualidade de cada aluno; está buscando por adaptações na estrutura da escola e que o serviço oferecido é de atendimento institucional, como sessões periódicas. Quanto aos impactos das estratégias/recursos pedagógicos, notou-se que melhora de forma significativa. Portanto, o estudo ofereceu sugestões para a prática pedagógica e a necessidade de construir em cada profissional um novo olhar sobre o TEA para que possa levar seus alunos até seu potencial. Esses profissionais também têm a função de buscar estratégias que despertem e desenvolvam competências, propondo conteúdos compatíveis com as experiências vividas |
Resumo: | This study aimed to analyze the pedagogical practices of teachers who work in the classroom with students with Autistic Spectrum Disorder (ASD) in the Tiradentes Military School I. As for the methodology, it was guided by the specific objectives cited, and the identification of these practices was responsible for favoring the inclusion and performance of the student in the classroom through a field study and also a literature search. Through the research, it is highlighted that Autism is a condition essentially characterized by social and communication difficulties that become evident throughout the child's development. The number of students with ASD attending regular classes has increased significantly, which requires a specific professional training that qualifies teachers effectively to use the appropriate resources/strategies for the learning of these students. As a result of the study, it was observed that the school studied is still seeking to implement resources to serve its students with ASD; that students with a tutor are more productive; that it works with the individuality of each student; that it is seeking adaptations in the school structure; and that the service offered is institutional care, such as periodic sessions. As for the impact of the pedagogical strategies/resources, it was noted that it improves significantly. Therefore, the study offered suggestions for the pedagogical practice and necessary to build in each professional a new look on ASD so that they can lead their students to their potential. These professionals also have the function of seeking strategies that awaken and develop skills, proposing content compatible with the experiences lived |
Palavras-chave: | Transtorno Espectro Autista (TEA) Práticas Pedagógicas Colégio Militar Tiradentes I Autismo Criança Alunos com TEA Produtividade São Luis do Maranhão Autism Spectrum Disorder (ASD) Pedagogical Practices Tiradentes Military School I Autism Children Students with ASD Productivity São Luiz do Maranhão |
Aparece nas coleções: | Curso de Formação de Oficiais – CFO/PM - CCSA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA-EMERSON SANTOS BATISTA-FORMAÇÃO DE OFICIAIS PMMA CCSA UEMA 2022.pdf | PDF A | 674.95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.