Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3395
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBatista, Emerson Santos-
dc.date.accessioned2024-10-24T21:04:53Z-
dc.date.available2024-10-24-
dc.date.available2024-10-24T21:04:53Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationBATISTA, Emerson Santos. Análise dos impactos das estratégias de ensino para o aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um estudo de caso no Colégio Militar Tiradentes I. 2022. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Bacharelado em Formação de Oficiais - PMMA) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA - Brasil, 2022. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3395pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3395-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the pedagogical practices of teachers who work in the classroom with students with Autistic Spectrum Disorder (ASD) in the Tiradentes Military School I. As for the methodology, it was guided by the specific objectives cited, and the identification of these practices was responsible for favoring the inclusion and performance of the student in the classroom through a field study and also a literature search. Through the research, it is highlighted that Autism is a condition essentially characterized by social and communication difficulties that become evident throughout the child's development. The number of students with ASD attending regular classes has increased significantly, which requires a specific professional training that qualifies teachers effectively to use the appropriate resources/strategies for the learning of these students. As a result of the study, it was observed that the school studied is still seeking to implement resources to serve its students with ASD; that students with a tutor are more productive; that it works with the individuality of each student; that it is seeking adaptations in the school structure; and that the service offered is institutional care, such as periodic sessions. As for the impact of the pedagogical strategies/resources, it was noted that it improves significantly. Therefore, the study offered suggestions for the pedagogical practice and necessary to build in each professional a new look on ASD so that they can lead their students to their potential. These professionals also have the function of seeking strategies that awaken and develop skills, proposing content compatible with the experiences livedpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectColégio Militar Tiradentes Ipt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectAlunos com TEApt_BR
dc.subjectProdutividadept_BR
dc.subjectSão Luis do Maranhãopt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorder (ASD)pt_BR
dc.subjectPedagogical Practicespt_BR
dc.subjectTiradentes Military School Ipt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.subjectStudents with ASDpt_BR
dc.subjectProductivitypt_BR
dc.subjectSão Luiz do Maranhãopt_BR
dc.titleAnálise dos impactos das estratégias de ensino para o aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um estudo de caso no Colégio Militar Tiradentes Ipt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the impact of teaching strategies for students with Autism Spectrum Disorder (ASD) Spectrum Disorder (ASD): a case study at the Tiradentes I Military Collegept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rosa, Marilda de Fátima Lopes-
dc.contributor.advisor1IDROSA, M. F. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1746846984223033pt_BR
dc.contributor.referee1Godoi, Rafael-
dc.contributor.referee1IDGODOI, Rafaelpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7269825440134401pt_BR
dc.contributor.referee2Belfort, Silas Silva-
dc.contributor.referee2IDBELFORT, S. S.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9888046320929587pt_BR
dc.description.resumoEsse estudo teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas de professores que atuam em sala de aula com alunos com Transtorno Espectro Autista (TEA) no Colégio Militar Tiradentes I. Quanto a metodologia, foi norteada pelos objetivos específicos citados, cabendo a identificação destas práticas e o favorecimento da inclusão e desempenho do aluno na sala por meio de estudo de campo e também foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Por meio da pesquisa, destaca-se que o Autismo é uma condição essencialmente caracterizada pelo social e pela comunicação, dificuldades que se tornam evidentes ao longo do desenvolvimento da criança. Os alunos com TEA que frequentam classes regulares tem aumentado significativamente, o que requer uma formação profissional específica que qualifique os professores de forma eficaz para que utilizem recursos/estratégias adequadas para o aprendizado desse estudante. Como resultado do estudo, observou-se que a escola estudada ainda busca por implementar recursos para atender seus alunos com TEA; que os alunos acompanhados de tutor têm maior produtividade; trabalha com a individualidade de cada aluno; está buscando por adaptações na estrutura da escola e que o serviço oferecido é de atendimento institucional, como sessões periódicas. Quanto aos impactos das estratégias/recursos pedagógicos, notou-se que melhora de forma significativa. Portanto, o estudo ofereceu sugestões para a prática pedagógica e a necessidade de construir em cada profissional um novo olhar sobre o TEA para que possa levar seus alunos até seu potencial. Esses profissionais também têm a função de buscar estratégias que despertem e desenvolvam competências, propondo conteúdos compatíveis com as experiências vividaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSApt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia Cognitivapt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia do Ensino e da Aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqTratamento e Prevenção Psicológicapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino Aprendizagempt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Formação de Oficiais – CFO/PM - CCSA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA-EMERSON SANTOS BATISTA-FORMAÇÃO DE OFICIAIS PMMA CCSA UEMA 2022.pdfPDF A674.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.