Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3390
Título: Processo de ensino e aprendizagem sobre os direitos humanos: impactos na formação do cadete da Polícia Militar do Estado do Maranhão
Título(s) alternativo(s): The process of teaching and learning about human rights: impacts on the training of Maranhão State Military Police cadets
Autor(es): Sousa, Isaac Andrade Silva de
Orientador: Nunes, Ana Karolina Sousa de Carvalho
Membro da Banca: Rosário, Aritanã Lisboa do
Membro da Banca: Sousa, Dolores Cristina
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O processo de ensino e aprendizagem de Direitos Humanos é um tema de grande valia no cenário nacional. A educação no Brasil é um direito fundamental dos cidadãos, e, por isso, requer maior aprofundamento e defesa, possuindo planos de ação por parte do Estado que possa gerar melhora nessa esfera. Sendo assim, é importante realizar a correlação entre o processo de ensino e aprendizagem junto aos Direitos Humanos e à Polícia Militar, que será o tema central da presente pesquisa, perpassando conceitos, características, abordagens históricas e demais quesitos sobre a temática. O presente trabalho monográfico foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, que consistiu na premissa de que os fatos devem ser considerados dentro de um contexto social e as contradições se transcendem, dando origem a novas contradições que precisarão de soluções
Resumo: The teaching and learning process of Human Rights is a topic of great value in the national scenario. Education in Brazil is a fundamental right of citizens. Thus, it requires greater study and defense, and it has action plans by the State that can make some improvement in this sphere. Therefore, it is important to carry out the correlation between the teaching and learning process with Human Rights and the Military Police, which will be the central theme of this research, going through concepts, characteristics, historical approaches and other questions on the subject. The present monographic work was carried out through bibliographic research with a qualitative approach, which consisted of the premise that the facts must be considered within a social context and the contradictions transcend themselves, starting new ones that will need solutions
Palavras-chave: Processo de ensino e aprendizagem
Direitos Humanos
Polícia Militar
Cidadania
Curso de Formação de Oficiais
Educação
Brasil
Direitos fundamentais
Constituição Federal de 1988
Teaching and learning process
Human rights
Military Police
Citizenship
Officer Training Course
Education
Brazil
Fundamental rights
1988 Federal Constitution
Aparece nas coleções:Curso de Formação de Oficiais – CFO/PM - CCSA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA-ISAAC ANDRADE SILVA DE SOUSA- FORMAÇÃO DE OFICIAIS PMMA- CCSA UEMA 2022.pdfPDF A1.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.