Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3340
Título: Brinquedoteca na Educação Infantil: um espaço para brincar e aprender
Título(s) alternativo(s): Toy library in Early Childhood Education: a space to play and learn
Autor(es): Paixão, Gislaine Sousa
Orientador: Souza, Mirian Santos Chagas de
Membro da Banca: Silva Neto, Antonio Cilírio da
Membro da Banca: Mendes, Waldelice Maria Ramos
Data do documento: 2024-01-10
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A brinquedoteca escolar é um espaço organizado de jogos e brinquedos e destina-se ao desenvolvimento do trabalho pedagógico do brincar e do aprender como ações indissociáveis. Este trabalho tem por objetivo investigar os benefícios da brinquedoteca escolar, visando apresentar sugestões de atividades de jogos e brincadeiras que favoreçam o desenvolvimento pleno da criança. Fundamenta nos estudos de Cunha (2001), Huizinga (2007), Kishimoto (2012), Moyles (2002), entre outros. Emprega como metodologia de abordagem a pesquisa qualitativa tendo-se como procedimentos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, por meio de aplicação de questionário ao corpo docente da Escola Municipal São Sebastião. Os resultados apontam que, embora o espaço da brinquedoteca seja imprescindível para o desenvolvimento dos eixos pedagógicos das interações e brincadeiras, poucas escolas contam com esse espaço estruturado e que, geralmente, as atividades de jogos e brincadeiras não relacionam o lúdico com o educativo. A pesquisa concluiu que, o uso da brinquedoteca escolar ambulante constitui uma alternativa e apresenta benefícios, entre os quais o desenvolvimento cognitivo, social, psicomotor, porém faz-se necessário que as atividades de jogos e brincadeiras estejam integradas nas duas ações: o brincar e o aprender.
Resumo: The school toy library is an organized space of games and toys designed to support the pedagogical work of play and learning as inseparable actions. This study aims to investigate the benefits of the school toy library, aiming to present suggestions for game and play activities that favor the child's full development. The study is based on the works of Cunha (2001), Huizinga (2007), Kishimoto (2012), Moyles (2002), among others. It uses a qualitative approach methodology, with bibliographic research and field research procedures, through the application of a questionnaire to the teaching staff of the São Sebastião Municipal School. The results show that, although the toy library space is essential for the development of the pedagogical axes of interactions and play, few schools have this structured space and that, generally, game and play activities do not relate playfulness with education. The research concludes that the use of the mobile school toy library is an alternative and presents benefits, including cognitive, social, and psychomotor development. However, it is necessary that game and play activities are integrated into both actions: playing and learning.
Palavras-chave: Educação infantil
Desenvolvimento integral da criança
Brinquedoteca
Pesquisa qualitativa
Brincar e aprender
Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil
Tipos de brinquedotecas
Práticas lúdicas
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Santa Inês UEMA Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Gislaine Sousa Paixão, Jackline Oliveira da Silva - PEDAGOGIA CAMPUS SANTA INES 2023.2.pdfPDF A798 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.