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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaixão, Gislaine Sousa-
dc.date.accessioned2024-10-22T00:17:41Z-
dc.date.available2024-02-19-
dc.date.available2024-10-22T00:17:41Z-
dc.date.issued2024-01-10-
dc.identifier.citationPAIXÃO, Gislaine Sousa; SILVA, Jackline Oliveira da. Brinquedoteca na Educação Infantil: um espaço para brincar e aprender. 2023. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Santa Inês, Universidade Estadual do Maranhão, Santa Inês - MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3340pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3340-
dc.description.abstractThe school toy library is an organized space of games and toys designed to support the pedagogical work of play and learning as inseparable actions. This study aims to investigate the benefits of the school toy library, aiming to present suggestions for game and play activities that favor the child's full development. The study is based on the works of Cunha (2001), Huizinga (2007), Kishimoto (2012), Moyles (2002), among others. It uses a qualitative approach methodology, with bibliographic research and field research procedures, through the application of a questionnaire to the teaching staff of the São Sebastião Municipal School. The results show that, although the toy library space is essential for the development of the pedagogical axes of interactions and play, few schools have this structured space and that, generally, game and play activities do not relate playfulness with education. The research concludes that the use of the mobile school toy library is an alternative and presents benefits, including cognitive, social, and psychomotor development. However, it is necessary that game and play activities are integrated into both actions: playing and learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento integral da criançapt_BR
dc.subjectBrinquedotecapt_BR
dc.subjectPesquisa qualitativapt_BR
dc.subjectBrincar e aprenderpt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular da Educação Infantilpt_BR
dc.subjectTipos de brinquedotecaspt_BR
dc.subjectPráticas lúdicaspt_BR
dc.titleBrinquedoteca na Educação Infantil: um espaço para brincar e aprenderpt_BR
dc.title.alternativeToy library in Early Childhood Education: a space to play and learnpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSilva, Jackline Oliveira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8118642273349581pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Mirian Santos Chagas de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3366562347620678pt_BR
dc.contributor.referee1Silva Neto, Antonio Cilírio da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3366850005170918pt_BR
dc.contributor.referee2Mendes, Waldelice Maria Ramos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7522722088709328pt_BR
dc.description.resumoA brinquedoteca escolar é um espaço organizado de jogos e brinquedos e destina-se ao desenvolvimento do trabalho pedagógico do brincar e do aprender como ações indissociáveis. Este trabalho tem por objetivo investigar os benefícios da brinquedoteca escolar, visando apresentar sugestões de atividades de jogos e brincadeiras que favoreçam o desenvolvimento pleno da criança. Fundamenta nos estudos de Cunha (2001), Huizinga (2007), Kishimoto (2012), Moyles (2002), entre outros. Emprega como metodologia de abordagem a pesquisa qualitativa tendo-se como procedimentos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, por meio de aplicação de questionário ao corpo docente da Escola Municipal São Sebastião. Os resultados apontam que, embora o espaço da brinquedoteca seja imprescindível para o desenvolvimento dos eixos pedagógicos das interações e brincadeiras, poucas escolas contam com esse espaço estruturado e que, geralmente, as atividades de jogos e brincadeiras não relacionam o lúdico com o educativo. A pesquisa concluiu que, o uso da brinquedoteca escolar ambulante constitui uma alternativa e apresenta benefícios, entre os quais o desenvolvimento cognitivo, social, psicomotor, porém faz-se necessário que as atividades de jogos e brincadeiras estejam integradas nas duas ações: o brincar e o aprender.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santa Inêspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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