Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3325
Título: O Estágio Curricular Supervisionado no Contexto Atual: Limitações e Desafios
Título(s) alternativo(s): Supervised Internship in the Current Context: Limitations and Challenges
Autor(es): Abreu, Sarah Reis
Orientador: Rosário, Willinson Carvalho do
Membro da Banca: Rosário, Willinson Carvalho do
Membro da Banca: Sousa, Maria Jucilene Silva Guida de
Membro da Banca: Costa, Fernanda Silva da
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O Estágio Supervisionado como componente curricular dos cursos de Licenciatura em Música tem sido amplamente discutido no campo da educação devido a sua contribuição no desenvolvimento profissional dos futuros professores. Nesse contexto, o presente artigo teve como objetivo geral compreender o papel do estágio na formação inicial do professor de música na Universidade Estadual do Maranhão. Utilizou-se como metodologia pesquisa bibliográfica com base em livros físicos e eletrônicos, artigos científicos e as principais leis que regem o assunto e uma pesquisa de campo com um questionário, com seis perguntas (cinco subjetivas e uma objetiva), aplicado a 21 (vinte e um) alunos e outro questionário, com quatro perguntas subjetivas, direcionado a cinco professores do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual do Maranhão. Os resultados indicaram que o Estágio Curricular se mostra como uma disciplina fundamental à vida acadêmica
Resumo: Supervised Internship as a curricular component of Music Degree courses has been widely discussed in the field of education due to its contribution to the professional development of future teachers. In this context, this article aimed to understand the role of internship in the initial training of music teachers at the State University of Maranhão. The methodology used was bibliographic research based on physical and electronic books, scientific articles and the main laws governing the subject, as well as field research with a questionnaire with six questions (five subjective and one objective), applied to 21 (twenty-one) students and another questionnaire with four subjective questions, addressed to five teachers of the Music Degree Course at the State University of Maranhão. The results indicated that the Curricular Internship is a fundamental discipline for academic life
Palavras-chave: Estágio Curricular
Música
Licenciatura
Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
Pesquisa bibliográfica
Funções e estratégias do ensino de música na escola
Estágio curricular supervissionado no curso de licenciatura em música da UEMA
Estratégias e metodologias práticas de ensino utilizadas pelos estagiários
Percepção dos alunos sobre o papel do estágio curricular da UEMA na formação do professor de música
Curricular Internship
Music
Degree
Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
Bibliographical research
Functions and strategies of music teaching in schools
Supervised curricular internship in the music degree course at UEMA
Practical teaching strategies and methodologies used by interns
Students' perception of the role of the UEMA curricular internship in the training of music teachers
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -SARAH DOS REIS ABREU - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2020.pdfPDFA212.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.