Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3325
Título: | O Estágio Curricular Supervisionado no Contexto Atual: Limitações e Desafios |
Título(s) alternativo(s): | Supervised Internship in the Current Context: Limitations and Challenges |
Autor(es): | Abreu, Sarah Reis |
Orientador: | Rosário, Willinson Carvalho do |
Membro da Banca: | Rosário, Willinson Carvalho do |
Membro da Banca: | Sousa, Maria Jucilene Silva Guida de |
Membro da Banca: | Costa, Fernanda Silva da |
Data do documento: | 2021 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O Estágio Supervisionado como componente curricular dos cursos de Licenciatura em Música tem sido amplamente discutido no campo da educação devido a sua contribuição no desenvolvimento profissional dos futuros professores. Nesse contexto, o presente artigo teve como objetivo geral compreender o papel do estágio na formação inicial do professor de música na Universidade Estadual do Maranhão. Utilizou-se como metodologia pesquisa bibliográfica com base em livros físicos e eletrônicos, artigos científicos e as principais leis que regem o assunto e uma pesquisa de campo com um questionário, com seis perguntas (cinco subjetivas e uma objetiva), aplicado a 21 (vinte e um) alunos e outro questionário, com quatro perguntas subjetivas, direcionado a cinco professores do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual do Maranhão. Os resultados indicaram que o Estágio Curricular se mostra como uma disciplina fundamental à vida acadêmica |
Resumo: | Supervised Internship as a curricular component of Music Degree courses has been widely discussed in the field of education due to its contribution to the professional development of future teachers. In this context, this article aimed to understand the role of internship in the initial training of music teachers at the State University of Maranhão. The methodology used was bibliographic research based on physical and electronic books, scientific articles and the main laws governing the subject, as well as field research with a questionnaire with six questions (five subjective and one objective), applied to 21 (twenty-one) students and another questionnaire with four subjective questions, addressed to five teachers of the Music Degree Course at the State University of Maranhão. The results indicated that the Curricular Internship is a fundamental discipline for academic life |
Palavras-chave: | Estágio Curricular Música Licenciatura Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) Pesquisa bibliográfica Funções e estratégias do ensino de música na escola Estágio curricular supervissionado no curso de licenciatura em música da UEMA Estratégias e metodologias práticas de ensino utilizadas pelos estagiários Percepção dos alunos sobre o papel do estágio curricular da UEMA na formação do professor de música Curricular Internship Music Degree Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) Bibliographical research Functions and strategies of music teaching in schools Supervised curricular internship in the music degree course at UEMA Practical teaching strategies and methodologies used by interns Students' perception of the role of the UEMA curricular internship in the training of music teachers |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -SARAH DOS REIS ABREU - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2020.pdf | PDFA | 212.85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.