Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3324
Título: O ensino coletivo de instrumentos de cordas friccionadas: um relato de experiência acerca da prática de violoncelo no projeto de extensão musical da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Título(s) alternativo(s): O ensino coletivo de instrumentos de cordas friccionadas: um relato de experiência acerca da prática de violoncelo no projeto de extensão musical da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Autor(es): Lima, Jorlielson Silva
Orientador: Pontes, Marlene Maciel França
Membro da Banca: Pontes, Marlene Maciel França
Membro da Banca: Costa, Fernanda Silva da
Membro da Banca: Rosário, Willinson Carvalho do
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente artigo é um relato de experiência docente, conduzido pelo autor, no curso de violoncelo no ‘Projeto de Extensão de Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas e Violino para Crianças da Universidade Federal do Maranhão’. Para tanto, destacou-se autores que dialogam sobre a prática do ensino coletivo dos instrumentos de cordas friccionadas; uma breve contextualização histórica foi elaborada; apresentou-se métodos e procedimentos metodológicos adotados nos processos de ensino do violoncelo; refletiu-se sobre o desenvolvimento do ensino e aprendizagem no curso de ensino coletivo de violoncelo do projeto de extensão musical da UFMA destacando os métodos utilizados bem como os procedimentos metodológicos. O presente trabalho contou com a aplicação de um questionário com os alunos do projeto, o que colaborou para a obtenção de dados consolidados sobre este formato de ensino
Resumo: This article is a report of teaching experience, conducted by the author, in the cello course in the ‘Collective Teaching Extension Project of Bowed Strings and Violin for Children of the Federal University of Maranhão’. To this end, authors who discuss the practice of collective teaching of bowed string instruments were highlighted; a brief historical contextualization was elaborated; methods and methodological procedures adopted in the cello teaching processes were presented; reflection was made on the development of teaching and learning in the collective cello teaching course of the UFMA musical extension project, highlighting the methods used as well as the methodological procedures. This work included the application of a questionnaire with the students of the project, which contributed to obtaining consolidated data on this teaching format
Palavras-chave: Cordas Friccionadas
Projeto de Extensão de Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas e Violino para Crianças da Universidade Federal do Maranhão
Histórico do ensino coletivo de cordas friccionadas
Métodos do ensino coletivo de cordas aplicado ao ensino de violoncelo
Relato de experiência no Projeto de Extensão.
Cordas Friccionadas
Desenvolvimento do Ensino
Ensino Coletivo
Projeto de Extensão de Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas eViolino para Crianças da Universidade Federal do Maranhão
Histórico do ensino coletivo de cordas friccionadas
Métodos do ensino coletivo de cordas aplicado ao ensino de violoncelo
Relato de experiência no Projeto de Extensão.
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - JORLIELSON SILVA LIMA - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2020.pdfPDFA496.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.