Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3324
Título: | O ensino coletivo de instrumentos de cordas friccionadas: um relato de experiência acerca da prática de violoncelo no projeto de extensão musical da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
Título(s) alternativo(s): | O ensino coletivo de instrumentos de cordas friccionadas: um relato de experiência acerca da prática de violoncelo no projeto de extensão musical da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
Autor(es): | Lima, Jorlielson Silva |
Orientador: | Pontes, Marlene Maciel França |
Membro da Banca: | Pontes, Marlene Maciel França |
Membro da Banca: | Costa, Fernanda Silva da |
Membro da Banca: | Rosário, Willinson Carvalho do |
Data do documento: | 2020 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O presente artigo é um relato de experiência docente, conduzido pelo autor, no curso de violoncelo no ‘Projeto de Extensão de Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas e Violino para Crianças da Universidade Federal do Maranhão’. Para tanto, destacou-se autores que dialogam sobre a prática do ensino coletivo dos instrumentos de cordas friccionadas; uma breve contextualização histórica foi elaborada; apresentou-se métodos e procedimentos metodológicos adotados nos processos de ensino do violoncelo; refletiu-se sobre o desenvolvimento do ensino e aprendizagem no curso de ensino coletivo de violoncelo do projeto de extensão musical da UFMA destacando os métodos utilizados bem como os procedimentos metodológicos. O presente trabalho contou com a aplicação de um questionário com os alunos do projeto, o que colaborou para a obtenção de dados consolidados sobre este formato de ensino |
Resumo: | This article is a report of teaching experience, conducted by the author, in the cello course in the ‘Collective Teaching Extension Project of Bowed Strings and Violin for Children of the Federal University of Maranhão’. To this end, authors who discuss the practice of collective teaching of bowed string instruments were highlighted; a brief historical contextualization was elaborated; methods and methodological procedures adopted in the cello teaching processes were presented; reflection was made on the development of teaching and learning in the collective cello teaching course of the UFMA musical extension project, highlighting the methods used as well as the methodological procedures. This work included the application of a questionnaire with the students of the project, which contributed to obtaining consolidated data on this teaching format |
Palavras-chave: | Cordas Friccionadas Projeto de Extensão de Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas e Violino para Crianças da Universidade Federal do Maranhão Histórico do ensino coletivo de cordas friccionadas Métodos do ensino coletivo de cordas aplicado ao ensino de violoncelo Relato de experiência no Projeto de Extensão. Cordas Friccionadas Desenvolvimento do Ensino Ensino Coletivo Projeto de Extensão de Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas eViolino para Crianças da Universidade Federal do Maranhão Histórico do ensino coletivo de cordas friccionadas Métodos do ensino coletivo de cordas aplicado ao ensino de violoncelo Relato de experiência no Projeto de Extensão. |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - JORLIELSON SILVA LIMA - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2020.pdf | PDFA | 496.43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.