Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3324
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Jorlielson Silva-
dc.date.accessioned2024-10-21T14:51:51Z-
dc.date.available2024-10-21-
dc.date.available2024-10-21T14:51:51Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationLIMA, Jorlielson Silva. O ensino coletivo de instrumentos de cordas friccionadas: um relato de experiência acerca da prática de violoncelo no projeto de extensão musical da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) . 2020. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Música) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2020. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3324pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3324-
dc.description.abstractThis article is a report of teaching experience, conducted by the author, in the cello course in the ‘Collective Teaching Extension Project of Bowed Strings and Violin for Children of the Federal University of Maranhão’. To this end, authors who discuss the practice of collective teaching of bowed string instruments were highlighted; a brief historical contextualization was elaborated; methods and methodological procedures adopted in the cello teaching processes were presented; reflection was made on the development of teaching and learning in the collective cello teaching course of the UFMA musical extension project, highlighting the methods used as well as the methodological procedures. This work included the application of a questionnaire with the students of the project, which contributed to obtaining consolidated data on this teaching formatpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCordas Friccionadaspt_BR
dc.subjectProjeto de Extensão de Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas e Violino para Crianças da Universidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectHistórico do ensino coletivo de cordas friccionadaspt_BR
dc.subjectMétodos do ensino coletivo de cordas aplicado ao ensino de violoncelopt_BR
dc.subjectRelato de experiência no Projeto de Extensão.pt_BR
dc.subjectCordas Friccionadaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento do Ensinopt_BR
dc.subjectEnsino Coletivopt_BR
dc.subjectProjeto de Extensão de Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas eViolino para Crianças da Universidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectHistórico do ensino coletivo de cordas friccionadaspt_BR
dc.subjectMétodos do ensino coletivo de cordas aplicado ao ensino de violoncelopt_BR
dc.subjectRelato de experiência no Projeto de Extensão.pt_BR
dc.titleO ensino coletivo de instrumentos de cordas friccionadas: um relato de experiência acerca da prática de violoncelo no projeto de extensão musical da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)pt_BR
dc.title.alternativeO ensino coletivo de instrumentos de cordas friccionadas: um relato de experiência acerca da prática de violoncelo no projeto de extensão musical da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDLIMA, Jorlielson S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0994534822909093pt_BR
dc.contributor.advisor1Pontes, Marlene Maciel França-
dc.contributor.advisor1IDPONTES, M.M.F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8269809729234300pt_BR
dc.contributor.referee1Pontes, Marlene Maciel França-
dc.contributor.referee1IDhttp://lattes.cnpq.br/8269809729234300pt_BR
dc.contributor.referee1LattesPONTES, M.M.F.pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Fernanda Silva da-
dc.contributor.referee2IDCOSTA, F. S.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0900617172113547pt_BR
dc.contributor.referee3Rosário, Willinson Carvalho do-
dc.contributor.referee3IDROSÁRIO, W. C.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1577530290991244pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo é um relato de experiência docente, conduzido pelo autor, no curso de violoncelo no ‘Projeto de Extensão de Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas e Violino para Crianças da Universidade Federal do Maranhão’. Para tanto, destacou-se autores que dialogam sobre a prática do ensino coletivo dos instrumentos de cordas friccionadas; uma breve contextualização histórica foi elaborada; apresentou-se métodos e procedimentos metodológicos adotados nos processos de ensino do violoncelo; refletiu-se sobre o desenvolvimento do ensino e aprendizagem no curso de ensino coletivo de violoncelo do projeto de extensão musical da UFMA destacando os métodos utilizados bem como os procedimentos metodológicos. O presente trabalho contou com a aplicação de um questionário com os alunos do projeto, o que colaborou para a obtenção de dados consolidados sobre este formato de ensinopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqInstrumentação Musical ; Ensino-aprendizagempt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - JORLIELSON SILVA LIMA - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2020.pdfPDFA496.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.