Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3318
Título: Plantando bibliotecas para colher desenvolvimento: análise do Programa de Bibliotecas Rurais "Arca das Letras" no município de Codó - MA
Título(s) alternativo(s): Planting libraries to reap development: analysis of the Rural Library Program "Arca das Letras" in the municipality of Codó - MA - Brazil
Autor(es): Martins, Carlos Wellington Soares
Orientador: Porto, Iris Maria Ribeiro
Membro da Banca: Pereira, Carla Regina Assunção
Membro da Banca: Castro, Cesar Augusto
Data do documento: 2013-08-23
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Objetiva delimitar à luz da literatura sobre desenvolvimento regional um quadro da situação política, social e cultural do Estado do Maranhão e suas contradições no que diz respeito à políticas sociais no meio rural, mas especificamente as referentes a letramento e acesso a bens culturais. Realiza uma análise das políticas sociais efetivadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) com ênfase naquelas atendidas pelo “Territórios da Cidadania”. Analisa de que forma a dimensão espacial ou a abordagem territorial do desenvolvimento rural tem sido incorporada às políticas públicas direcionadas ao campo brasileiro no período recente. Realiza uma breve análise das políticas públicas de incentivo a leitura, com foco no “Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras” que tem como público-alvo as comunidades rurais do Estado do Maranhão e quais as implicações no redimensionamento das práticas sociais decorrentes da implantação do programa. Tem como campo de pesquisa o município de Codó - MA. Para alcançar o objetivo, fundamenta-se em autores que verticalizam a temática e em documentos oficiais e dados disponíveis nos sites do MDA, especificamente o Portal da Cidadania, Secretaria de Reordenamento Agrário e Comunidade Arca das Letras. Aferi dados do Censo Agropecuário de 2006 e o Censo 2010 e da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Compara relatórios divulgados contrastando com a realidade apresentada. Apresenta como resultado a constatação da necessidade de ouvir sujeitos sociais envolvidos no processo para que na identificação de possíveis distorções do projeto, estratégias sejam redefinidas com vistas a garantir que o recurso seja bem utilizado pelos municípios. E para que a política pública de incentivo a leitura atinja seu objetivo principal de fornecer para os diversos segmentos da sociedade informações e conhecimentos que fortalecerão sua cidadania. Conclui que a democratização do acesso à informação se configura como um importante fator para que o individuo se sinta parte da construção de uma sociedade através das relações sociais propiciando o desenvolvimento local e que o Programa Arca das Letras é um dos caminhos possíveis para esse alcance.
Resumo: Objectively define the light of the literature on regional development framework of the political, social and cultural state of Maranhão and its contradictions with regard to social policies in rural areas, but specifically those relating to literacy and access to cultural goods. This work aims to conduct an analysis of the social policies implemented by the Ministry of Agrarian Development (MDA) with an emphasis on those served by the "Territories of Citizenship." Intends to examine how the spatial dimension, or more precisely the territorial approach to rural development has been incorporated into public policies directed at the Brazilian countryside in recent years. Performs a brief analysis of public policies to encourage reading, but specifically the "Rural Libraries Program Arca das Letras" whose audience rural communities of Maranhão and what the implications on scaling social practices arising from the implementation of program. The research is the search field municipality Codó - MA. To achieve this goal, in addition to readings made, have consulted official documents and information available on the websites of MDA, specifically Portal Citizenship, Department of Agricultural and Community Renewal Arca das Letras, and assess data from the 2006 Census of Agriculture and the 2010 Census and survey Portraits of Reading in Brazil. Performs comparisons between reports released contrast with the reality presented. In the proposed analysis is intended to hear social subjects involved in the process to identify possible distortions of the project, strategies must be redefined in order to ensure that the resource is well used by municipalities and the public policy of encouraging the reading reaches its goal main supply to the various segments of society information and knowledge that will strengthen their citizenship. Notes that the democratization of access to information is configured as an important factor for the individual to feel part of building a society of social relations through providing local development.
Palavras-chave: Bibliotecas rurais
Programa Arca das Letras
Codó - MA - bibliotecas rurais
Leitura e bibliotecas rurais
Desenvolvimento rural - bibliotecas
Biblioteconomia
Comunidades rurais
Política cultural - bibliotecas
Ministério do Desenvolvimento Agrário - Brasil
Políticas sociais de leitura
Acesso à informação - políticas
Implantação de bibliotecas rurais - Maranhão
Plano Nacional do Livro e da Leitura
Espaço rural e leitura
Agente de leitura
Sociabilidade da leitura
Rural libraries
Codó - MA - rural libraries
Reading and rural libraries
Rural development - libraries
Librarianship
Rural communities
Cultural policy - libraries
Ministry of Agrarian Development - Brazil
Social reading policies
Access to information - policies libraries - Brazil
Implementation of rural libraries - Maranhão - Brazil
National Book and Reading Plan - Brazil
Rural space and reading
Reading agent
Sociability of reading
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional - CCSA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - CARLOS WELLINGTON SOARES MARTINS - PPDSR CCSA UEMA 2013.pdfPDF A29.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.