Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3314
Título: A musicalização na educação infantil: contribuições e práticas para crianças de 4 a 6 anos
Título(s) alternativo(s): Musicalization in early childhood education: contributions and practices for children aged 4 to 6
Autor(es): Ferreira, José Reis dos Santos
Orientador: Rosário, Willinson Carvalho do
Membro da Banca: Rosário, Willinson Carvalho do
Membro da Banca: Gusmão, Edilson Fonseca
Membro da Banca: Marangoni, Heitor Marques
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo compreender como a musicalização auxilia no desenvolvimento dos alunos da Educação Infantil na faixa etária de 4 a 6 anos. Para atingir a esse objetivo foi realizada uma revisão de literatura com base em livros físicos e eletrônicos e artigos científicos das bases de dados Google Acadêmico e SciELO. Através da pesquisa foi possível verificar as diversas práticas que podem ser utilizadas na musicalização infantil com o uso de jogos, danças, dramatização, instrumentos e constatou-se que tais vivências contribuem para o desenvolvimento das crianças em vários aspectos, como a socialização, a aprendizagem motora, auditiva, a oralidade, questões fisiológicas, dentre outras
Resumo: The present research aimed to understand how musicalization helps in the development of Early Childhood Education students aged 4 to 6 years. To achieve this objective, a literature review was carried out based on physical and electronic books and scientific articles from the Google Scholar and SciELO databases. Through the research, it was possible to verify the various practices that can be used in children's musicalization with the use of games, dances, dramatization, instruments and it was found that such experiences contribute to the development of children in several aspects, such as socialization, motor learning, auditory, oral, physiological issues, among others
Palavras-chave: Musicalização
Educação Infantil
Práticas e contribuições
Revisão de literatura
Práticas de musicalização utilizadas na educação infantil
Musicalization
Early Childhood Education
Literature review
Practices and contributions
Musicalization practices used in early childhood education
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - JOSÉ REIS DOS SANTOS FERREIRA - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2022.pdfPDFA217.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.