Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3312
Título: A importância de uma teoria musical inclusiva voltada para a pessoa surda
Título(s) alternativo(s): The importance of an inclusive music theory aimed at deaf people
Autor(es): Pereira, Valéria De Kássia De Oliveira
Orientador: Gouveia Neto, João Costa
Membro da Banca: Gouveia Neto, João Costa
Membro da Banca: Castro, Ciro de
Membro da Banca: Gusmão, Edilson Fonseca
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A educação musical é uma ferramenta de socialização muito relevante na vida do ser humano, e uma das formas de apreciação musical é através da sua teoria, através do qual adquirimos os conhecimentos dos códigos musicais que nos faz compreender a estrutura da música. Porém, a teoria musical ensinada nos conservatórios de música e dentro das universidades não tem sido pensada para a inclusão dos surdos e está longe da realidade dessa comunidade, sendo assim nossa pesquisa objetiva apresentar estratégias de inclusão para facilitar o acesso do surdo ao ensino de música, permitindo que eles possuam um conhecimento musical teórico. Metodologia: entrevista, questionários e exploração bibliográfica em dispositivos legais de inclusão, tais como a Lei nº 10.436/2002, o Decreto nº 5.626/2005, a Lei n° 9.394/1996 e a Lei nº 12.319/2010 e em autores: Med (1996), Priore (2013), Silva (2019). Os resultados demonstram a relevância na adaptação do ensino de teoria musical tornando-a inclusiva para surdos
Resumo: Music education is a very relevant socialization tool in human life, and one of the ways to appreciate music is through its theory, through which we acquire knowledge of musical codes that help us understand the structure of music. However, the music theory taught in music conservatories and universities has not been designed for the inclusion of deaf people and is far from the reality of this community, so our research aims to present inclusion strategies to facilitate deaf people's access to music education, allowing them to have theoretical musical knowledge. Methodology: interview, questionnaires and bibliographic exploration in legal inclusion devices, such as Law No. 10,436/2002, Decree No. 5,626/2005, Law No. 9,394/1996 and Law No. 12,319/2010 and in authors: Med (1996), Priore (2013), Silva (2019). The results demonstrate the relevance in adapting the teaching of music theory, making it inclusive for the deaf
Palavras-chave: Teoria musical
Inclusão
Educação musical
Surdos
Entrevista,questionários e exploração bibliográfica
Música x surdes
Teoria da música inclusiva
Music theory
Inclusion
Music education
Deaf people
Interview, questionnaires and bibliographical exploration
Music and deaf people
Inclusive music theory
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Artigos



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.