Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3312
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Valéria De Kássia De Oliveira-
dc.date.accessioned2024-10-18T17:38:04Z-
dc.date.available2024-10-18-
dc.date.available2024-10-18T17:38:04Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationPEREIRA, Valéria de Kássia de Oliveira. A importância de uma teoria musical inclusiva voltada para a pessoa surda. 2022. 34f. Monografia (Curso de Licenciatura em Música) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2022. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3312pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3312-
dc.description.abstractMusic education is a very relevant socialization tool in human life, and one of the ways to appreciate music is through its theory, through which we acquire knowledge of musical codes that help us understand the structure of music. However, the music theory taught in music conservatories and universities has not been designed for the inclusion of deaf people and is far from the reality of this community, so our research aims to present inclusion strategies to facilitate deaf people's access to music education, allowing them to have theoretical musical knowledge. Methodology: interview, questionnaires and bibliographic exploration in legal inclusion devices, such as Law No. 10,436/2002, Decree No. 5,626/2005, Law No. 9,394/1996 and Law No. 12,319/2010 and in authors: Med (1996), Priore (2013), Silva (2019). The results demonstrate the relevance in adapting the teaching of music theory, making it inclusive for the deafpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria musicalpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectEntrevista,questionários e exploração bibliográficapt_BR
dc.subjectMúsica x surdespt_BR
dc.subjectTeoria da música inclusivapt_BR
dc.subjectMusic theorypt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectMusic educationpt_BR
dc.subjectDeaf peoplept_BR
dc.subjectInterview, questionnaires and bibliographical explorationpt_BR
dc.subjectMusic and deaf peoplept_BR
dc.subjectInclusive music theorypt_BR
dc.titleA importância de uma teoria musical inclusiva voltada para a pessoa surdapt_BR
dc.title.alternativeThe importance of an inclusive music theory aimed at deaf peoplept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDPEREIRA, V. K. O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7642439411793161pt_BR
dc.contributor.advisor1Gouveia Neto, João Costa-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7202-7198pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2535403776204569pt_BR
dc.contributor.referee1Gouveia Neto, João Costa-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7202-7198pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2535403776204569pt_BR
dc.contributor.referee2Castro, Ciro de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-8163-5187pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1980627790311068pt_BR
dc.contributor.referee3Gusmão, Edilson Fonseca-
dc.contributor.referee3IDGUSMÃO, E. F.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8404183322809990pt_BR
dc.description.resumoA educação musical é uma ferramenta de socialização muito relevante na vida do ser humano, e uma das formas de apreciação musical é através da sua teoria, através do qual adquirimos os conhecimentos dos códigos musicais que nos faz compreender a estrutura da música. Porém, a teoria musical ensinada nos conservatórios de música e dentro das universidades não tem sido pensada para a inclusão dos surdos e está longe da realidade dessa comunidade, sendo assim nossa pesquisa objetiva apresentar estratégias de inclusão para facilitar o acesso do surdo ao ensino de música, permitindo que eles possuam um conhecimento musical teórico. Metodologia: entrevista, questionários e exploração bibliográfica em dispositivos legais de inclusão, tais como a Lei nº 10.436/2002, o Decreto nº 5.626/2005, a Lei n° 9.394/1996 e a Lei nº 12.319/2010 e em autores: Med (1996), Priore (2013), Silva (2019). Os resultados demonstram a relevância na adaptação do ensino de teoria musical tornando-a inclusiva para surdospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-aprendizagem; músicapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Artigos



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.