Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3312
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pereira, Valéria De Kássia De Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-18T17:38:04Z | - |
dc.date.available | 2024-10-18 | - |
dc.date.available | 2024-10-18T17:38:04Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Valéria de Kássia de Oliveira. A importância de uma teoria musical inclusiva voltada para a pessoa surda. 2022. 34f. Monografia (Curso de Licenciatura em Música) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2022. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3312 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3312 | - |
dc.description.abstract | Music education is a very relevant socialization tool in human life, and one of the ways to appreciate music is through its theory, through which we acquire knowledge of musical codes that help us understand the structure of music. However, the music theory taught in music conservatories and universities has not been designed for the inclusion of deaf people and is far from the reality of this community, so our research aims to present inclusion strategies to facilitate deaf people's access to music education, allowing them to have theoretical musical knowledge. Methodology: interview, questionnaires and bibliographic exploration in legal inclusion devices, such as Law No. 10,436/2002, Decree No. 5,626/2005, Law No. 9,394/1996 and Law No. 12,319/2010 and in authors: Med (1996), Priore (2013), Silva (2019). The results demonstrate the relevance in adapting the teaching of music theory, making it inclusive for the deaf | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Teoria musical | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Educação musical | pt_BR |
dc.subject | Surdos | pt_BR |
dc.subject | Entrevista,questionários e exploração bibliográfica | pt_BR |
dc.subject | Música x surdes | pt_BR |
dc.subject | Teoria da música inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Music theory | pt_BR |
dc.subject | Inclusion | pt_BR |
dc.subject | Music education | pt_BR |
dc.subject | Deaf people | pt_BR |
dc.subject | Interview, questionnaires and bibliographical exploration | pt_BR |
dc.subject | Music and deaf people | pt_BR |
dc.subject | Inclusive music theory | pt_BR |
dc.title | A importância de uma teoria musical inclusiva voltada para a pessoa surda | pt_BR |
dc.title.alternative | The importance of an inclusive music theory aimed at deaf people | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | PEREIRA, V. K. O. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7642439411793161 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gouveia Neto, João Costa | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-7202-7198 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2535403776204569 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gouveia Neto, João Costa | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-7202-7198 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2535403776204569 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Castro, Ciro de | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0001-8163-5187 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1980627790311068 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Gusmão, Edilson Fonseca | - |
dc.contributor.referee3ID | GUSMÃO, E. F. | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8404183322809990 | pt_BR |
dc.description.resumo | A educação musical é uma ferramenta de socialização muito relevante na vida do ser humano, e uma das formas de apreciação musical é através da sua teoria, através do qual adquirimos os conhecimentos dos códigos musicais que nos faz compreender a estrutura da música. Porém, a teoria musical ensinada nos conservatórios de música e dentro das universidades não tem sido pensada para a inclusão dos surdos e está longe da realidade dessa comunidade, sendo assim nossa pesquisa objetiva apresentar estratégias de inclusão para facilitar o acesso do surdo ao ensino de música, permitindo que eles possuam um conhecimento musical teórico. Metodologia: entrevista, questionários e exploração bibliográfica em dispositivos legais de inclusão, tais como a Lei nº 10.436/2002, o Decreto nº 5.626/2005, a Lei n° 9.394/1996 e a Lei nº 12.319/2010 e em autores: Med (1996), Priore (2013), Silva (2019). Os resultados demonstram a relevância na adaptação do ensino de teoria musical tornando-a inclusiva para surdos | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ensino-aprendizagem; música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - VALÉRIA DE KÁSSIA DE OLIVEIRA PEREIRA - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2022.pdf | PDFA | 280.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.