Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3302
Título: O ensino de violão no curso Música Licenciatura EaD da Universidade Estadual do Maranhão UEMAnet: um estudo sobre pedagogias, metodologias e práticas voltadas ao ensino do violão no formato EaD
Título(s) alternativo(s): Guitar teaching in the Music Degree Distance Learning course at the Maranhão State University UEMAnet: a study on pedagogies, methodologies and practices aimed at teaching guitar in the distance learning format
Autor(es): Sousa, Fabiano Mesquita
Orientador: Costa Neto, Raimundo João Matos Costa Neto
Membro da Banca: Costa Neto, Raimundo João Matos
Membro da Banca: Costa, José Roberto Froes da
Membro da Banca: Gusmão, Edilson Fonseca
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo compreender o processo de ensino aprendizagem dos discentes do curso Música Licenciatura EAD nas disciplinas de violão, através da plataforma UEMANET na Universidade Estadual do Maranhão. Para tanto, buscou-se identificar o contexto histórico que permeia o ensino à distância e as conceituações empregadas, além dos processos pedagógicos, das metodologias, dos recursos e dos repertórios mais utilizados durante o processo de ensino para essa modalidade. Como metodologia, foram aplicados questionários com professores, tutores e alunos que vivenciam a prática cotidiana do ensino EAD. Dessa maneira, a presente pesquisa tem o intuito de destacar a realidade do curso de Música Licenciatura EAD a partir das percepções dos discentes e docentes para a superação dos entraves e aperfeiçoamento das práticas cotidianas
Resumo: This study aims to understand the teaching-learning process of students in the distance learning Music Degree course in guitar disciplines, through the UEMANET platform at the State University of Maranhão. To this end, we sought to identify the historical context that permeates distance learning and the concepts employed, in addition to the pedagogical processes, methodologies, resources and repertoires most used during the teaching process for this modality. As a methodology, questionnaires were applied to teachers, tutors and students who experience the daily practice of distance learning. Thus, this research aims to highlight the reality of the distance learning Music Degree course from the perceptions of students and teachers in order to overcome obstacles and improve daily practices.
Palavras-chave: Educação a Distância
Música
Violão
Ensino à distância
Ensino EAD
Ensino a distância no Maranhão e na UEMANET
Distance Education
Music
Guitar
Distance Learning
EAD Education
Distance learning in Maranhão and at UEMANET
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - FABIANO MESQUITA SOUSA - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2022.pdfPDFA863.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.