Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3302
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Fabiano Mesquita-
dc.date.accessioned2024-10-17T19:28:43Z-
dc.date.available2024-10-17-
dc.date.available2024-10-17T19:28:43Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSOUSA, Fabiano Mesquita. O ensino de violão no curso Música Licenciatura EaD da Universidade Estadual do Maranhão UEMAnet: um estudo sobre pedagogias, metodologias e práticas voltadas ao ensino do violão no formato EaD. 2022. 38f. Monografia (Curso de Licenciatura em Música) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2022. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3302pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3302-
dc.description.abstractThis study aims to understand the teaching-learning process of students in the distance learning Music Degree course in guitar disciplines, through the UEMANET platform at the State University of Maranhão. To this end, we sought to identify the historical context that permeates distance learning and the concepts employed, in addition to the pedagogical processes, methodologies, resources and repertoires most used during the teaching process for this modality. As a methodology, questionnaires were applied to teachers, tutors and students who experience the daily practice of distance learning. Thus, this research aims to highlight the reality of the distance learning Music Degree course from the perceptions of students and teachers in order to overcome obstacles and improve daily practices.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectViolãopt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectEnsino EADpt_BR
dc.subjectEnsino a distância no Maranhão e na UEMANETpt_BR
dc.subjectDistance Educationpt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectGuitarpt_BR
dc.subjectDistance Learningpt_BR
dc.subjectEAD Educationpt_BR
dc.subjectDistance learning in Maranhão and at UEMANETpt_BR
dc.titleO ensino de violão no curso Música Licenciatura EaD da Universidade Estadual do Maranhão UEMAnet: um estudo sobre pedagogias, metodologias e práticas voltadas ao ensino do violão no formato EaDpt_BR
dc.title.alternativeGuitar teaching in the Music Degree Distance Learning course at the Maranhão State University UEMAnet: a study on pedagogies, methodologies and practices aimed at teaching guitar in the distance learning formatpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSOUSA, F. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa Neto, Raimundo João Matos Costa Neto-
dc.contributor.advisor1IDCOSTA NETO, R. J. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9141810400573818pt_BR
dc.contributor.referee1Costa Neto, Raimundo João Matos-
dc.contributor.referee1IDCOSTA NETO, R. J. M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9141810400573818pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, José Roberto Froes da-
dc.contributor.referee2IDFROES, Roberto; COSTA, José Roberto Froes dapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8205392201314000pt_BR
dc.contributor.referee3Gusmão, Edilson Fonseca-
dc.contributor.referee3IDGUSMÃO, E. F.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8404183322809990pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo compreender o processo de ensino aprendizagem dos discentes do curso Música Licenciatura EAD nas disciplinas de violão, através da plataforma UEMANET na Universidade Estadual do Maranhão. Para tanto, buscou-se identificar o contexto histórico que permeia o ensino à distância e as conceituações empregadas, além dos processos pedagógicos, das metodologias, dos recursos e dos repertórios mais utilizados durante o processo de ensino para essa modalidade. Como metodologia, foram aplicados questionários com professores, tutores e alunos que vivenciam a prática cotidiana do ensino EAD. Dessa maneira, a presente pesquisa tem o intuito de destacar a realidade do curso de Música Licenciatura EAD a partir das percepções dos discentes e docentes para a superação dos entraves e aperfeiçoamento das práticas cotidianaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagem; Instrumentação Musicalpt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - FABIANO MESQUITA SOUSA - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2022.pdfPDFA863.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.