Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3301
Título: Características e processos de ensino - aprendizagem do saxofone: desafios e possibilidades no ensino remoto
Título(s) alternativo(s): Teaching characteristics and processes - learning the saxophone: challenges and possibilities in remote teaching
Autor(es): Souza, Leandro Raylson Araujo.
Orientador: Costa, Fernanda
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente trabalho foi pensado com o propósito de esclarecer alguns pontos importantes do processo de ensino/aprendizagem do saxofone, assim, o objetivo geral consiste em: Apresentar os principais desafios e possibilidades do ensino aprendizagem do saxofone no ensino remoto. Para tanto, tais objetivos específicos foram delimitados: Descrever a história e as características do saxofone; Identificar estratégias e recursos pedagógicos utilizados na Educação Musical–no ensino remoto, com ênfase no ensino do saxofone a partir de uma revisão de literatura; Discorrer sobre as estratégias pedagógicas possíveis para se utilizar no ensino remoto. Para a elaboração metodológica da pesquisa, utilizou-se a uma revisão de literatura, de natureza qualitativa, baseada nos principais autores que versam sobre a temática, com o recorte temporal dos últimos 10 anos. Como resultado do estudo, observou que existem possibilidades e limitações no ensino do saxofone de forma remota, tais como: Em primeiro lugar, observa-se a acessibilidade e flexibilidade dos cursos, portabilidade e receptividade, com os alunos tendo a oportunidade de acessar os cursos a qualquer hora e em qualquer lugar e reduzir custos de deslocamento, acomodação e estudo no campus. Devido ao uso da tecnologia, novas habilidades podem ser desenvolvidas. Quanto as limitações, uma série de problemas foram identificados que dificultam o ensino e aprendizagem eficaz do ensino do saxofone, como os requisitos técnicos do ensino online; problemas também surgem devido à falta de computadores e equipamentos de informática dos alunos; a falta de qualidade sonora e fidelidade de reprodução sonora, por causa da conexão com a internet, microfones que captam o som e sistemas de reprodução de som pessoais. No entanto, a pandemia do COVID 19 criou oportunidades para professores e alunos usarem a tecnologia para se concentrar mais em talentos musicais individuais e se concentrarem no ensino de teoria, história e cultura musical
Resumo: This work was designed with the purpose of clarifying some important points of the saxophone teaching/learning process. Thus, the general objective consists of: Presenting the main challenges and possibilities of teaching/learning the saxophone in remote education. To this end, these specific objectives were defined: Describing the history and characteristics of the saxophone; Identifying pedagogical strategies and resources used in Music Education – in remote education, with an emphasis on saxophone teaching based on a literature review; Discussing the possible pedagogical strategies to be used in remote education. For the methodological elaboration of the research, a qualitative literature review was used, based on the main authors who deal with the subject, with a time frame of the last 10 years. As a result of the study, it was observed that there are possibilities and limitations in teaching saxophone remotely, such as: Firstly, the accessibility and flexibility of the courses, portability and receptivity, with students having the opportunity to access the courses at any time and in any place and reducing costs of travel, accommodation and study on campus. Due to the use of technology, new skills can be developed. As for the limitations, a series of problems were identified that hinder the effective teaching and learning of saxophone teaching, such as the technical requirements of online teaching; problems also arise due to the lack of computers and computer equipment for students; the lack of sound quality and fidelity of sound reproduction, because of the internet connection, microphones that capture sound and personal sound reproduction systems. However, the COVID 19 pandemic has created opportunities for teachers and students to use technology to focus more on individual musical talents and to focus on teaching music theory, history and culture
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Saxofone
Ensino Remoto
Educação Musical no ensino remoto
Revisão de literatura
Estratégias pedagógicas
Teaching and learning
Saxophone
Remote teaching
Music education in remote teaching
Literature review
Pedagogical strategies
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - LEANDRO RAYLSON ARAUJO SOUZA - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2022.pdfPDFA172.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.