Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3284
Título: | A música como um dos fundamentos essenciais para o desenvolvimento da criança surda |
Título(s) alternativo(s): | Music as one of the essential foundations for the development of deaf children |
Autor(es): | Alves, Maíra Silva Alves, Maíra Silva |
Orientador: | Gouveia Neto, João Costa Gouveia Neto, João Costa |
Membro da Banca: | Gouveia Neto, João Costa |
Membro da Banca: | Costa, Fernanda Silva da |
Membro da Banca: | Rosário, Willinson Carvalho do |
Data do documento: | 2022 2022 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | A música é uma fonte imensurável de alegria e prazer para o ser humano, presente nos momentos de felicidade e nos momentos de tristeza, possibilitando sensações inexplicáveis. As sensações trazidas pela música podem ser apreciadas pelo surdo e ensinadas desde a educação básica. A inclusão da música no currículo da educação básica traz benefícios individuais e coletivos para as pessoas em geral. O presente trabalho visa compreender a importância da música como um dos fundamentos essenciais para o desenvolvimento da capacidade motora, raciocínio e socialização das crianças surdas. A metodologia usada foi entrevistas e revisão de literatura com exploração bibliográfica em dispositivos legais de inclusão: Lei nº 10.436/2002, o Decreto nº 5.626/2005, a Lei nº 13.146/2015, a Lei nº 11.769/2008 e a Lei n° 13.278/2016, e em autores como Moura (2000), Haguiara-Cervellini (2003), Castro (2011), Louro (2012), Kuntze (2014) e Oliveira (2014). Os resultados demonstram a relevância da inclusão da disciplina música para formação do ser humano pois, contribui para reflexão, respeito e sensações das crianças surdas desde a mais tenra idade, bem como para o conhecimento cultural e social de acordo com os autores pesquisados. Dessa forma, o ensino de música deve ser ministrado de forma inclusiva pois, contribui para compreensão e formação integral do surdo, auxiliando na eliminação de barreiras comunicacionais e atitudinais existentes. |
Resumo: | Music is an immeasurable source of joy and pleasure for human beings, present in moments of happiness and sadness, enabling inexplicable sensations. The sensations brought by music can be appreciated by the deaf and taught from basic education. The inclusion of music in the basic education curriculum brings individual and collective benefits to people in general. This work aims to understand the importance of music as one of the essential foundations for the development of motor skills, reasoning and socialization of deaf children. The methodology used was interviews and literature review with bibliographic exploration of legal inclusion devices: Law No. 10,436/2002, Decree No. 5,626/2005, Law No. 13,146/2015, Law No. 11,769/2008 and Law No. 13,278/2016, and authors such as Moura (2000), Haguiara-Cervellini (2003), Castro (2011), Louro (2012), Kuntze (2014) and Oliveira (2014). The results demonstrate the relevance of including the music discipline in the formation of human beings, since it contributes to reflection, respect and feelings of deaf children from a very early age, as well as to cultural and social knowledge, according to the authors researched. Therefore, music education must be provided in an inclusive manner, as it contributes to the understanding and comprehensive education of the deaf, helping to eliminate existing communication and attitudinal barriers. |
Palavras-chave: | Inclusão Música Surdos Revisão de literatura Exploração bibliográfica Lei nº 10.436/2002 Decreto nº 5.626/2005 Lei nº 13.146/2015 Lei nº 11.769/2008 Lei n° 13.278/2016 Relevância da inclusão da disciplina música Educação para surdos A importância da música na vida da criança surda A música na história mundial Educação musical no Brasil: contexto histórico Inclusion Music Deaf Literature review Bibliographic exploration Law No. 10,436/2002 Decree No. 5,626/2005 Law No. 13,146/2015 Law No. 11,769/2008 Law No. 13,278/2016 Relevance of the inclusion of the music subject Education for the deaf The importance of music in the life of deaf children Music in world history Music education in Brazil: historical context |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - MAÍRA SILVA ALVES - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2022.pdf | PDFA | 393.69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.