Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3284
Título: A música como um dos fundamentos essenciais para o desenvolvimento da criança surda
Título(s) alternativo(s): Music as one of the essential foundations for the development of deaf children
Autor(es): Alves, Maíra Silva
Alves, Maíra Silva
Orientador: Gouveia Neto, João Costa
Gouveia Neto, João Costa
Membro da Banca: Gouveia Neto, João Costa
Membro da Banca: Costa, Fernanda Silva da
Membro da Banca: Rosário, Willinson Carvalho do
Data do documento: 2022
2022
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A música é uma fonte imensurável de alegria e prazer para o ser humano, presente nos momentos de felicidade e nos momentos de tristeza, possibilitando sensações inexplicáveis. As sensações trazidas pela música podem ser apreciadas pelo surdo e ensinadas desde a educação básica. A inclusão da música no currículo da educação básica traz benefícios individuais e coletivos para as pessoas em geral. O presente trabalho visa compreender a importância da música como um dos fundamentos essenciais para o desenvolvimento da capacidade motora, raciocínio e socialização das crianças surdas. A metodologia usada foi entrevistas e revisão de literatura com exploração bibliográfica em dispositivos legais de inclusão: Lei nº 10.436/2002, o Decreto nº 5.626/2005, a Lei nº 13.146/2015, a Lei nº 11.769/2008 e a Lei n° 13.278/2016, e em autores como Moura (2000), Haguiara-Cervellini (2003), Castro (2011), Louro (2012), Kuntze (2014) e Oliveira (2014). Os resultados demonstram a relevância da inclusão da disciplina música para formação do ser humano pois, contribui para reflexão, respeito e sensações das crianças surdas desde a mais tenra idade, bem como para o conhecimento cultural e social de acordo com os autores pesquisados. Dessa forma, o ensino de música deve ser ministrado de forma inclusiva pois, contribui para compreensão e formação integral do surdo, auxiliando na eliminação de barreiras comunicacionais e atitudinais existentes.
Resumo: Music is an immeasurable source of joy and pleasure for human beings, present in moments of happiness and sadness, enabling inexplicable sensations. The sensations brought by music can be appreciated by the deaf and taught from basic education. The inclusion of music in the basic education curriculum brings individual and collective benefits to people in general. This work aims to understand the importance of music as one of the essential foundations for the development of motor skills, reasoning and socialization of deaf children. The methodology used was interviews and literature review with bibliographic exploration of legal inclusion devices: Law No. 10,436/2002, Decree No. 5,626/2005, Law No. 13,146/2015, Law No. 11,769/2008 and Law No. 13,278/2016, and authors such as Moura (2000), Haguiara-Cervellini (2003), Castro (2011), Louro (2012), Kuntze (2014) and Oliveira (2014). The results demonstrate the relevance of including the music discipline in the formation of human beings, since it contributes to reflection, respect and feelings of deaf children from a very early age, as well as to cultural and social knowledge, according to the authors researched. Therefore, music education must be provided in an inclusive manner, as it contributes to the understanding and comprehensive education of the deaf, helping to eliminate existing communication and attitudinal barriers.
Palavras-chave: Inclusão
Música
Surdos
Revisão de literatura
Exploração bibliográfica
Lei nº 10.436/2002
Decreto nº 5.626/2005
Lei nº 13.146/2015
Lei nº 11.769/2008
Lei n° 13.278/2016
Relevância da inclusão da disciplina música
Educação para surdos
A importância da música na vida da criança surda
A música na história mundial
Educação musical no Brasil: contexto histórico
Inclusion
Music
Deaf
Literature review
Bibliographic exploration
Law No. 10,436/2002
Decree No. 5,626/2005
Law No. 13,146/2015
Law No. 11,769/2008
Law No. 13,278/2016
Relevance of the inclusion of the music subject
Education for the deaf
The importance of music in the life of deaf children
Music in world history
Music education in Brazil: historical context
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - MAÍRA SILVA ALVES - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2022.pdfPDFA393.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.