Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3272
Título: Práticas musicais no ensino médio: um relato de experiência no estágio curricular
Título(s) alternativo(s): Musical practices in high school: a report of experience in the curricular internship
Autor(es): Ribeiro, Lucas Raphael Melo
Orientador: Costa, José Roberto Froes da
Membro da Banca: Costa, José Roberto Froes da
Membro da Banca: Trindade, Francilourdes Carvalho Pinto
Membro da Banca: Gusmão, Edilson Fonseca
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este trabalho visa apresentar discussões sobre as particularidades do processo de ensino aprendizagem do estágio para o licenciando em Música, com base na experiência de Estágio Curricular Supervisionado no Ensino Médio realizado no Centro de Ensino Paulo VI em 2019, além de descrever o processo de educação musical inclusiva vivenciado no mesmo. Para tanto, utilizamos o estudo de caso em abordagem qualitativa como principal recurso metodológico de condução da pesquisa, tendo em vista os aspectos de observação e interação com o ambiente que norteou a experiência relatada. Além disso, detalhamos as atividades expositivas e práticas realizadas na escola e os métodos utilizados para trabalhar a educação musical inclusiva em sala de aula com alunos surdos por meio de tecnologia assistiva. Por fim, com base em autores que discorrem sobre estágio e docência, discutimos acerca do impacto das experiências de estágio na formação do professor de Música.
Resumo: This paper aims to present discussions on the particularities of the teaching-learning process of the internship for Music undergraduates, based on the experience of the Supervised Curricular Internship in High School carried out at the Paulo VI Teaching Center in 2019, in addition to describing the process of inclusive music education experienced there. To this end, we used the case study in a qualitative approach as the main methodological resource for conducting the research, considering the aspects of observation and interaction with the environment that guided the reported experience. In addition, we detail the expository and practical activities carried out at the school and the methods used to work on inclusive music education in the classroom with deaf students through assistive technology. Finally, based on authors who discuss internship and teaching, we discuss the impact of internship experiences on the training of Music teachers.
Palavras-chave: Estágio Curricular Supervisionado
Educação Musical Inclusiva
Formação Docente em Música
Centro de Ensino Paulo VI
Processo de educação musical inclusiva
Abordagem qualitativa
Estágio como aspecto formativo na docência em música
Relato das experiências do ensino de música para alunos surdos no Estágio Curricular Supervisionado
Supervised Curricular Internship
Inclusive Music Education
Music Teacher Training
Paulo VI Teaching Center
Inclusive music education process
Qualitative approach
Internship as a formative aspect in music teaching
Report of experiences of teaching music to deaf students in the Supervised Curricular Internship
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - LUCAS RAPHAEL MELO RIBEIRO - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2022.pdfPDFA1.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.