Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3272
Título: | Práticas musicais no ensino médio: um relato de experiência no estágio curricular |
Título(s) alternativo(s): | Musical practices in high school: a report of experience in the curricular internship |
Autor(es): | Ribeiro, Lucas Raphael Melo |
Orientador: | Costa, José Roberto Froes da |
Membro da Banca: | Costa, José Roberto Froes da |
Membro da Banca: | Trindade, Francilourdes Carvalho Pinto |
Membro da Banca: | Gusmão, Edilson Fonseca |
Data do documento: | 2022 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Este trabalho visa apresentar discussões sobre as particularidades do processo de ensino aprendizagem do estágio para o licenciando em Música, com base na experiência de Estágio Curricular Supervisionado no Ensino Médio realizado no Centro de Ensino Paulo VI em 2019, além de descrever o processo de educação musical inclusiva vivenciado no mesmo. Para tanto, utilizamos o estudo de caso em abordagem qualitativa como principal recurso metodológico de condução da pesquisa, tendo em vista os aspectos de observação e interação com o ambiente que norteou a experiência relatada. Além disso, detalhamos as atividades expositivas e práticas realizadas na escola e os métodos utilizados para trabalhar a educação musical inclusiva em sala de aula com alunos surdos por meio de tecnologia assistiva. Por fim, com base em autores que discorrem sobre estágio e docência, discutimos acerca do impacto das experiências de estágio na formação do professor de Música. |
Resumo: | This paper aims to present discussions on the particularities of the teaching-learning process of the internship for Music undergraduates, based on the experience of the Supervised Curricular Internship in High School carried out at the Paulo VI Teaching Center in 2019, in addition to describing the process of inclusive music education experienced there. To this end, we used the case study in a qualitative approach as the main methodological resource for conducting the research, considering the aspects of observation and interaction with the environment that guided the reported experience. In addition, we detail the expository and practical activities carried out at the school and the methods used to work on inclusive music education in the classroom with deaf students through assistive technology. Finally, based on authors who discuss internship and teaching, we discuss the impact of internship experiences on the training of Music teachers. |
Palavras-chave: | Estágio Curricular Supervisionado Educação Musical Inclusiva Formação Docente em Música Centro de Ensino Paulo VI Processo de educação musical inclusiva Abordagem qualitativa Estágio como aspecto formativo na docência em música Relato das experiências do ensino de música para alunos surdos no Estágio Curricular Supervisionado Supervised Curricular Internship Inclusive Music Education Music Teacher Training Paulo VI Teaching Center Inclusive music education process Qualitative approach Internship as a formative aspect in music teaching Report of experiences of teaching music to deaf students in the Supervised Curricular Internship |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - LUCAS RAPHAEL MELO RIBEIRO - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2022.pdf | PDFA | 1.78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.