Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3272
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Lucas Raphael Melo-
dc.date.accessioned2024-10-16T17:29:29Z-
dc.date.available2024-10-16-
dc.date.available2024-10-16T17:29:29Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Lucas Raphael Melo. Práticas musicais no ensino médio: um relato de experiência no estágio curricular. 2022. 59f. Monografia (Curso de Licenciatura em Música) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2022. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3272pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3272-
dc.description.abstractThis paper aims to present discussions on the particularities of the teaching-learning process of the internship for Music undergraduates, based on the experience of the Supervised Curricular Internship in High School carried out at the Paulo VI Teaching Center in 2019, in addition to describing the process of inclusive music education experienced there. To this end, we used the case study in a qualitative approach as the main methodological resource for conducting the research, considering the aspects of observation and interaction with the environment that guided the reported experience. In addition, we detail the expository and practical activities carried out at the school and the methods used to work on inclusive music education in the classroom with deaf students through assistive technology. Finally, based on authors who discuss internship and teaching, we discuss the impact of internship experiences on the training of Music teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstágio Curricular Supervisionadopt_BR
dc.subjectEducação Musical Inclusivapt_BR
dc.subjectFormação Docente em Músicapt_BR
dc.subjectCentro de Ensino Paulo VIpt_BR
dc.subjectProcesso de educação musical inclusivapt_BR
dc.subjectAbordagem qualitativapt_BR
dc.subjectEstágio como aspecto formativo na docência em músicapt_BR
dc.subjectRelato das experiências do ensino de música para alunos surdos no Estágio Curricular Supervisionadopt_BR
dc.subjectSupervised Curricular Internshippt_BR
dc.subjectInclusive Music Educationpt_BR
dc.subjectMusic Teacher Trainingpt_BR
dc.subjectPaulo VI Teaching Centerpt_BR
dc.subjectInclusive music education processpt_BR
dc.subjectQualitative approachpt_BR
dc.subjectInternship as a formative aspect in music teachingpt_BR
dc.subjectReport of experiences of teaching music to deaf students in the Supervised Curricular Internshippt_BR
dc.titlePráticas musicais no ensino médio: um relato de experiência no estágio curricularpt_BR
dc.title.alternativeMusical practices in high school: a report of experience in the curricular internshippt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDRIBEIRO, L. R. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2093494994100268pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, José Roberto Froes da-
dc.contributor.advisor1IDFROES, Roberto; COSTA, José Roberto Froes dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8205392201314000pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, José Roberto Froes da-
dc.contributor.referee1IDFROES, Roberto; COSTA, José Roberto Froes dapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8205392201314000pt_BR
dc.contributor.referee2Trindade, Francilourdes Carvalho Pinto-
dc.contributor.referee2IDCARVALHO, FRANCILOURDES.;CARVALHO P. T, FRANCILOURDESpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2566262431024672pt_BR
dc.contributor.referee3Gusmão, Edilson Fonseca-
dc.contributor.referee3IDGUSMÃO, E. F.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8404183322809990pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho visa apresentar discussões sobre as particularidades do processo de ensino aprendizagem do estágio para o licenciando em Música, com base na experiência de Estágio Curricular Supervisionado no Ensino Médio realizado no Centro de Ensino Paulo VI em 2019, além de descrever o processo de educação musical inclusiva vivenciado no mesmo. Para tanto, utilizamos o estudo de caso em abordagem qualitativa como principal recurso metodológico de condução da pesquisa, tendo em vista os aspectos de observação e interação com o ambiente que norteou a experiência relatada. Além disso, detalhamos as atividades expositivas e práticas realizadas na escola e os métodos utilizados para trabalhar a educação musical inclusiva em sala de aula com alunos surdos por meio de tecnologia assistiva. Por fim, com base em autores que discorrem sobre estágio e docência, discutimos acerca do impacto das experiências de estágio na formação do professor de Música.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMétodos e Técnicas de Ensino, Desenvolvimento Curricular; Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - LUCAS RAPHAEL MELO RIBEIRO - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2022.pdfPDFA1.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.