Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3260
Título: Os posicionamentos da Revista do Rádio diante da popularização do Bolero no Brasil: uma análise das crônicas de René Bittencourt na coluna Feira de Amostras (1949-1959)
Título(s) alternativo(s): Revista do Rádio's positions regarding the popularization of Bolero in Brazil: an analysis of René Bittencourt's chronicles in the Feira de Amostras column (1949-1959)
Autor(es): Sales, Sara Rayana Lima
Orientador: Dalmás, Carine
Membro da Banca: Silva, Fábio Henrique Monteiro
Membro da Banca: Dornelles, Soraia Sales
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este trabalho é o resultado das análises dos discursos do jornalista René Bittencourt sobre a popularização o do Bolero no Brasil em sua coluna Feira de Amostras presente nas edições da Revista do Rádio entre as décadas de 40 e 50, tendo em vista as transformações ocorridas na América Latina motivadas pelo fim da Segunda Guerra mundial, possibilitou mudanças nas concepções de criações artísticas, culturais e econômicas, adequadas à realidade dos países latino-americanos, proporcionando hibridismos e experimentos que se destacaram na música e nas artes. O rádio atua como um importante meio de comunicação, servindo de instrumento para propaganda de marcas famosas, exibições de novelas nos programas musicais, com a apresentação de variados artistas, incluindo nacionais e internacionais, resultando na aproximação entre os países latino-americanos que com o espaço de popularidade, chama também a atenção de críticos, compositores e músicos brasileiros, através das críticas nos jornais e revistas, tornou-se foco deste trabalho.
Resumo: This work is the result of the analyzes of the speeches of journalist R ené Bittencourt on the popularization of Bolero in Brazil in his column Feira de Amostras present in the editions of R evista do R ádio between the 40s and 50s, in view of the transformations that have occurred in Latin America that motivated by the end of the S econd World War, the moment made possible changes in artistic, cultural and economic conceptions of creation, adapted to the reality of the Latin American countries, providing hybrids and experiments that stood out in music and in the arts. The R adio acts as an important means of communication as an instrument for the dissemination of famous brands, novels and musical programs with the presentation of several artists, national and international, that resulted in the approximation between Latin American countries that, with space of popularity, who also flame the attention of Brazilian critics, composers and musicians that through the critics in the newspapers and magazines that have become the focus of this work.
Palavras-chave: Bolero
Revista do Rádio
Brasil
Mercado editorial
Crônicas
Radio Magazine
Publishing market
Chronicles
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - Sara Rayana Lima Sales - HISTÓRIA UEMA 2019.pdf2.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.