Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3260
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSales, Sara Rayana Lima-
dc.date.accessioned2024-10-15T22:12:35Z-
dc.date.available2024-10-15-
dc.date.available2024-10-15T22:12:35Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSALES, Sara Rayana Lima. Os posicionamentos da Revista do Rádio diante da popularização do Bolero no Brasil: uma análise das crônicas de René Bittencourt na coluna Feira de Amostras (1949-1959). 2019. 79f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2019. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3260pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3260-
dc.description.abstractThis work is the result of the analyzes of the speeches of journalist R ené Bittencourt on the popularization of Bolero in Brazil in his column Feira de Amostras present in the editions of R evista do R ádio between the 40s and 50s, in view of the transformations that have occurred in Latin America that motivated by the end of the S econd World War, the moment made possible changes in artistic, cultural and economic conceptions of creation, adapted to the reality of the Latin American countries, providing hybrids and experiments that stood out in music and in the arts. The R adio acts as an important means of communication as an instrument for the dissemination of famous brands, novels and musical programs with the presentation of several artists, national and international, that resulted in the approximation between Latin American countries that, with space of popularity, who also flame the attention of Brazilian critics, composers and musicians that through the critics in the newspapers and magazines that have become the focus of this work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBoleropt_BR
dc.subjectRevista do Rádiopt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectMercado editorialpt_BR
dc.subjectCrônicaspt_BR
dc.subjectRadio Magazinept_BR
dc.subjectPublishing marketpt_BR
dc.subjectChroniclespt_BR
dc.titleOs posicionamentos da Revista do Rádio diante da popularização do Bolero no Brasil: uma análise das crônicas de René Bittencourt na coluna Feira de Amostras (1949-1959)pt_BR
dc.title.alternativeRevista do Rádio's positions regarding the popularization of Bolero in Brazil: an analysis of René Bittencourt's chronicles in the Feira de Amostras column (1949-1959)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSALES, S.R.Lpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8377730671018848pt_BR
dc.contributor.advisor1Dalmás, Carine-
dc.contributor.advisor1IDDALMÁS, C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2608359637094204pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Fábio Henrique Monteiro-
dc.contributor.referee1IDSILVA, F. H. M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6143561297090144pt_BR
dc.contributor.referee2Dornelles, Soraia Sales-
dc.contributor.referee2IDDORNELES, S. S.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8639481537384795pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é o resultado das análises dos discursos do jornalista René Bittencourt sobre a popularização o do Bolero no Brasil em sua coluna Feira de Amostras presente nas edições da Revista do Rádio entre as décadas de 40 e 50, tendo em vista as transformações ocorridas na América Latina motivadas pelo fim da Segunda Guerra mundial, possibilitou mudanças nas concepções de criações artísticas, culturais e econômicas, adequadas à realidade dos países latino-americanos, proporcionando hibridismos e experimentos que se destacaram na música e nas artes. O rádio atua como um importante meio de comunicação, servindo de instrumento para propaganda de marcas famosas, exibições de novelas nos programas musicais, com a apresentação de variados artistas, incluindo nacionais e internacionais, resultando na aproximação entre os países latino-americanos que com o espaço de popularidade, chama também a atenção de críticos, compositores e músicos brasileiros, através das críticas nos jornais e revistas, tornou-se foco deste trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.subject.cnpqHistória Brasilpt_BR
dc.subject.cnpqEditoraçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - Sara Rayana Lima Sales - HISTÓRIA UEMA 2019.pdf2.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.