Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3255
Título: | Nas trilhas de um polesmita, um educador: a contribuição de José Nascimento Moraes para o debate sobre Educação nos primeiros anos da República |
Título(s) alternativo(s): | On the trails of a polesmita, an educator: José Nascimento Moraes' contribution to the debate on Education in the first years of the Republic |
Autor(es): | Matos, Lucas Gabriel Bastos |
Orientador: | Costa, Yuri Michael Pereira |
Membro da Banca: | Corrêa, Helidacy Maria Muniz |
Membro da Banca: | Ferreira, Marcia Milena Galdez |
Data do documento: | 2019 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O presente texto em formato monográfico tem como intuito fazer uma análise biográfica do jornalista, literato e educador, José Nascimento Morais. Portanto tendo como base a sua trajetória de vida no meio social. Através dos caminhos traçados por Moraes nos diversos aspectos da vida pensa-lo enquanto protagonista da própria história, mas também compreender sua vida como seguimento de um contexto maior cujo qual estava inserido. Nascimento Moraes nasceu em 1882 próximo a uma época marcada por vários conflitos, instabilidades e significativas mudanças no contexto nacional como fim Império e começo do período republicano (1889), assim como término o regime escravista (1888). Nesse sentido, pretende-se refletir sobre os ensejos da educação brasileira nesse entre meio relevando a construção do caráter institucional do ensino público e as consequências refletidas na sociedade. Através dos jornais periódicos, entre outras fontes, abranger o conteúdo produzido pelo biografado para elucidar seu ativismo enquanto produção intelectual no que tange a Educação Brasileira. Assim o colocar na condição de produtor e intervencionista da a sua própria realidade. |
Resumo: | The present text in monographic format intends to make a biographical analysis of the journalist, writer and educator, José Nascimento Morais. So based on your life trajectory in the social environment. Through Moraes' paths in the various aspects of life, he thinks of himself as the protagonist of his own history, but also of understanding his life as a follow-up of a larger context of which he was inserted. Nascimento Moraes was born in 1882, close to an era marked by various conflicts, instabilities and significant changes in the national context as the end of the Empire and the beginning of the republican period (1889), as well as the slave regime (1888). In this sense, it is intended to reflect on the possibilities of Brazilian education in this area, between the construction of the institutional character of public education and the consequences reflected in society. Through the periodical newspapers, among other sources, cover the content produced by the biography to elucidate their activism as an intellectual production in what concerns the Brazilian Education. So put it in the condition of producer and interventionist of its own reality. |
Palavras-chave: | José Nascimento Moraes Análise biográfica Educação Brasileira Brasil Imperial República Era Vargas Jornais Biographical analysis Brazilian Education Imperial Brazil Republic Newspapers |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - Lucas Gabriel Bastos Matos - HISTÓRIA UEMA 2019.pdf | 549.65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.