Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3255
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMatos, Lucas Gabriel Bastos-
dc.date.accessioned2024-10-15T20:18:35Z-
dc.date.available2024-10-15-
dc.date.available2024-10-15T20:18:35Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationMATOS, Lucas Gabriel Bastos. Nas trilhas de um polesmita, um educador: a contribuição de José Nascimento Moraes para o debate sobre Educação nos primeiros anos da República. 2019. 67f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2019. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3255pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3255-
dc.description.abstractThe present text in monographic format intends to make a biographical analysis of the journalist, writer and educator, José Nascimento Morais. So based on your life trajectory in the social environment. Through Moraes' paths in the various aspects of life, he thinks of himself as the protagonist of his own history, but also of understanding his life as a follow-up of a larger context of which he was inserted. Nascimento Moraes was born in 1882, close to an era marked by various conflicts, instabilities and significant changes in the national context as the end of the Empire and the beginning of the republican period (1889), as well as the slave regime (1888). In this sense, it is intended to reflect on the possibilities of Brazilian education in this area, between the construction of the institutional character of public education and the consequences reflected in society. Through the periodical newspapers, among other sources, cover the content produced by the biography to elucidate their activism as an intellectual production in what concerns the Brazilian Education. So put it in the condition of producer and interventionist of its own reality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJosé Nascimento Moraespt_BR
dc.subjectAnálise biográficapt_BR
dc.subjectEducação Brasileirapt_BR
dc.subjectBrasil Imperialpt_BR
dc.subjectRepúblicapt_BR
dc.subjectEra Vargaspt_BR
dc.subjectJornaispt_BR
dc.subjectBiographical analysispt_BR
dc.subjectBrazilian Educationpt_BR
dc.subjectImperial Brazilpt_BR
dc.subjectRepublicpt_BR
dc.subjectNewspaperspt_BR
dc.titleNas trilhas de um polesmita, um educador: a contribuição de José Nascimento Moraes para o debate sobre Educação nos primeiros anos da Repúblicapt_BR
dc.title.alternativeOn the trails of a polesmita, an educator: José Nascimento Moraes' contribution to the debate on Education in the first years of the Republicpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Yuri Michael Pereira-
dc.contributor.advisor1IDCOSTA, Yuript_BR
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/7987544224880905pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7987544224880905pt_BR
dc.contributor.referee1Corrêa, Helidacy Maria Muniz-
dc.contributor.referee1IDCORRÊA, H. M. Mpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5297523036277677pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Marcia Milena Galdez-
dc.contributor.referee2IDFERREIRA, M. M. G.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5280441501940287pt_BR
dc.description.resumoO presente texto em formato monográfico tem como intuito fazer uma análise biográfica do jornalista, literato e educador, José Nascimento Morais. Portanto tendo como base a sua trajetória de vida no meio social. Através dos caminhos traçados por Moraes nos diversos aspectos da vida pensa-lo enquanto protagonista da própria história, mas também compreender sua vida como seguimento de um contexto maior cujo qual estava inserido. Nascimento Moraes nasceu em 1882 próximo a uma época marcada por vários conflitos, instabilidades e significativas mudanças no contexto nacional como fim Império e começo do período republicano (1889), assim como término o regime escravista (1888). Nesse sentido, pretende-se refletir sobre os ensejos da educação brasileira nesse entre meio relevando a construção do caráter institucional do ensino público e as consequências refletidas na sociedade. Através dos jornais periódicos, entre outras fontes, abranger o conteúdo produzido pelo biografado para elucidar seu ativismo enquanto produção intelectual no que tange a Educação Brasileira. Assim o colocar na condição de produtor e intervencionista da a sua própria realidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqHistória do Brasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - Lucas Gabriel Bastos Matos - HISTÓRIA UEMA 2019.pdf549.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.