Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3251
Título: A música no processo de alfabetização da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Título(s) alternativo(s): Music in the literacy process of children with Autism Spectrum Disorder (ASD)
Autor(es): Araújo, Esiel Gomes
Orientador: Gouveia Neto, João Costa
Membro da Banca: Gouveia Neto, João Costa
Membro da Banca: Sousa, Maria Jucilene Silva Guida de
Membro da Banca: Freitas, Alessandro José de Araújo
Data do documento: 2024
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta a necessidade de desvelar e aprofundar a análise sobre a relevância da música na Educação Infantil em vistas ao desenvolvimento integral de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Justifica-se, desse modo, a importância do estudo dessa temática que teve por objetivo geral: analisar a música no processo de alfabetização da criança com Transtorno do Espectro Autista. Dos pressupostos metodológicos, utilizou-se a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, em primeira instância, no acervo do curso de Música Licenciatura Presencial da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), e, posteriormente, nas bases de dados do Google Acadêmico, Scielo (Scientific Electronic Library Online), e repositórios virtuais de música e pedagogia, com fundamentos teóricos de estudos de autores como: Agnolon e Masotti (2016), Aires Filho (2020), Lemos, Salomão e Agripino-Ramos (2014), Oliveira (2016), Pizolli, Maidl e Franco (2021), Santos (2023), Soeiro (2018), Sousa (2015), Zimmer, Rodrigues e Defreitas (2018), Rodrigues (2020) e outros. Durante a análise do objeto de estudo desta pesquisa, evidenciou-se que a presença da música na legislação voltada para a Educação Infantil ainda enfrenta diversos desafios diante a formação inicial e continuada de professores e a falta de valorização dos licenciados em música no quadro docente dessa etapa de ensino. Bem como, reiterou a importância da música nessa etapa da Educação Básica, diante de contribuições desta área de conhecimento enquanto instrumento metodológico de ensino e alfabetização de crianças com TEA
Resumo: This Final Course Work presents the need to unveil and deepen the analysis of the relevance of music in Early Childhood Education with a view to the integral development of children with Autism Spectrum Disorder (ASD). This justifies the importance of studying this theme, which had the general objective of analyzing music in the literacy process of children with Autism Spectrum Disorder. From the methodological assumptions, qualitative bibliographic research was used, firstly, in the collection of the On-site Music Degree course at the State University of Maranhão (UEMA), and, later, in the databases of Google Scholar, Scielo (Scientific Electronic Library Online), and virtual repositories of music and pedagogy, with theoretical foundations of studies by authors such as: Agnolon and Masotti (2016), Aires Filho (2020), Lemos, Salomão and Agripino-Ramos (2014), Oliveira (2016), Pizolli, Maidl and Franco (2021), Santos (2023), Soeiro (2018), Sousa (2015), Zimmer, Rodrigues and Defreitas (2018), Rodrigues (2020) and others. During the analysis of the object of study of this research, it became evident that the presence of music in legislation aimed at Early Childhood Education still faces several challenges in terms of initial and continuing teacher training and the lack of appreciation for music graduates in the teaching staff at this stage of education. It also reiterated the importance of music at this stage of Basic Education, given the contributions of this area of ​​knowledge as a methodological instrument for teaching and teaching literacy to children with ASD.
Palavras-chave: Música
Educação Infantil
Alfabetização da criança com TEA
Pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico
Música na legislação voltada para a Educação Infantil
Desafios diante a formação inicial e continuada de professores
Música na educação infantil
Trasntorno do Espectro Autista (TEA)
Educação musical
Music
Early Childhood Education
Literacy for children with ASD
Qualitative research of a bibliographic nature
Music in legislation aimed at Early Childhood Education
Challenges in the initial and continuing education of teachers
Music in early childhood education
Autism Spectrum Disorder (ASD)
Music education
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - ESIEL GOMES ARAÚJO - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2024.pdfPDFA342.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.