Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3251
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Esiel Gomes-
dc.date.accessioned2024-10-15T18:41:31Z-
dc.date.available2024-10-15-
dc.date.available2024-10-15T18:41:31Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationARAÚJO, Esiel Gomes. A música no processo de alfabetização da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2024. 40f. Monografia (Curso de Licenciatura em Música) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3251pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3251-
dc.description.abstractThis Final Course Work presents the need to unveil and deepen the analysis of the relevance of music in Early Childhood Education with a view to the integral development of children with Autism Spectrum Disorder (ASD). This justifies the importance of studying this theme, which had the general objective of analyzing music in the literacy process of children with Autism Spectrum Disorder. From the methodological assumptions, qualitative bibliographic research was used, firstly, in the collection of the On-site Music Degree course at the State University of Maranhão (UEMA), and, later, in the databases of Google Scholar, Scielo (Scientific Electronic Library Online), and virtual repositories of music and pedagogy, with theoretical foundations of studies by authors such as: Agnolon and Masotti (2016), Aires Filho (2020), Lemos, Salomão and Agripino-Ramos (2014), Oliveira (2016), Pizolli, Maidl and Franco (2021), Santos (2023), Soeiro (2018), Sousa (2015), Zimmer, Rodrigues and Defreitas (2018), Rodrigues (2020) and others. During the analysis of the object of study of this research, it became evident that the presence of music in legislation aimed at Early Childhood Education still faces several challenges in terms of initial and continuing teacher training and the lack of appreciation for music graduates in the teaching staff at this stage of education. It also reiterated the importance of music at this stage of Basic Education, given the contributions of this area of ​​knowledge as a methodological instrument for teaching and teaching literacy to children with ASD.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectAlfabetização da criança com TEApt_BR
dc.subjectPesquisa qualitativa de cunho bibliográficopt_BR
dc.subjectMúsica na legislação voltada para a Educação Infantilpt_BR
dc.subjectDesafios diante a formação inicial e continuada de professorespt_BR
dc.subjectMúsica na educação infantilpt_BR
dc.subjectTrasntorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.subjectLiteracy for children with ASDpt_BR
dc.subjectQualitative research of a bibliographic naturept_BR
dc.subjectMusic in legislation aimed at Early Childhood Educationpt_BR
dc.subjectChallenges in the initial and continuing education of teacherspt_BR
dc.subjectMusic in early childhood educationpt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorder (ASD)pt_BR
dc.subjectMusic educationpt_BR
dc.titleA música no processo de alfabetização da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.title.alternativeMusic in the literacy process of children with Autism Spectrum Disorder (ASD)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDARAUJO, E. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4788829144551983pt_BR
dc.contributor.advisor1Gouveia Neto, João Costa-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7202-7198pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2535403776204569pt_BR
dc.contributor.referee1Gouveia Neto, João Costa-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7202-7198pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2535403776204569pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Maria Jucilene Silva Guida de-
dc.contributor.referee2IDSOUSA, M. J. S. G.;DE SOUSA, M. J. S. G.;DE SOUSA, MARIA JUCILENE SILVA GUIDApt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7444547353521428pt_BR
dc.contributor.referee3Freitas, Alessandro José de Araújo-
dc.contributor.referee3IDFREITAS, A. J. A.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8150720035019906pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso apresenta a necessidade de desvelar e aprofundar a análise sobre a relevância da música na Educação Infantil em vistas ao desenvolvimento integral de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Justifica-se, desse modo, a importância do estudo dessa temática que teve por objetivo geral: analisar a música no processo de alfabetização da criança com Transtorno do Espectro Autista. Dos pressupostos metodológicos, utilizou-se a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, em primeira instância, no acervo do curso de Música Licenciatura Presencial da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), e, posteriormente, nas bases de dados do Google Acadêmico, Scielo (Scientific Electronic Library Online), e repositórios virtuais de música e pedagogia, com fundamentos teóricos de estudos de autores como: Agnolon e Masotti (2016), Aires Filho (2020), Lemos, Salomão e Agripino-Ramos (2014), Oliveira (2016), Pizolli, Maidl e Franco (2021), Santos (2023), Soeiro (2018), Sousa (2015), Zimmer, Rodrigues e Defreitas (2018), Rodrigues (2020) e outros. Durante a análise do objeto de estudo desta pesquisa, evidenciou-se que a presença da música na legislação voltada para a Educação Infantil ainda enfrenta diversos desafios diante a formação inicial e continuada de professores e a falta de valorização dos licenciados em música no quadro docente dessa etapa de ensino. Bem como, reiterou a importância da música nessa etapa da Educação Básica, diante de contribuições desta área de conhecimento enquanto instrumento metodológico de ensino e alfabetização de crianças com TEApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMúsica; Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - ESIEL GOMES ARAÚJO - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2024.pdfPDFA342.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.