Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3234
Título: Performance, fazer musical e educação: Uma reflexão sobre as contribuições da performance musical no processo de ensino da música na educação básica
Título(s) alternativo(s): Performance, music making and education: A reflection on the contributions of musical performance to the music teaching process in basic education
Autor(es): Silva, Renata Rayssa Ferreira da
Orientador: Castro, Ciro de
Membro da Banca: Castro, Ciro de
Membro da Banca: Pontes, Marlene Maciel França
Membro da Banca: Costa, Fernanda Silva da
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este trabalho tem o intuito de refletir sobre as contribuições que a Performance Musical tem com o fazer musical na Educação Básica, buscando assim questionamentos tais como: É possível estimular um aprendizado musical mais ativo e atrativo para os alunos através de uma performance musical? A Performance Musical pode contribuir para o aprendizado musical dos alunos na Educação Básica? Apesar da performance geralmente não ser algo presente dentro da escola, mas comum que seja vista em espetáculos, concertos e recitais, em contrapartida, essa pesquisa busca um olhar para uma performance musical como produto final, através de um fazer musical que vá além dos espaços delimitados para essas apresentações, podendo estar presente no ambiente educacional nas diversas situações, estimulando no aluno da escola de educação básica um fazer musical ativo. A metodologia utilizada foi de caráter bibliográfico, através de fichamentos, livros e trabalhos acadêmicos. Esta pesquisa resultou numa compreensão sobre a relação performance e fazer musical, relacionando aos processos de aprendizado musical na educação básica, além de reflexões a respeito da prática docente na educação básica
Resumo: This work aims to reflect on the contributions that Musical Performance has to musical practice in Basic Education, thus seeking questions such as: Is it possible to stimulate a more active and attractive musical learning for students through a musical performance? Can Musical Performance contribute to the musical learning of students in Basic Education? Although performance is generally not something present in schools, but is commonly seen in shows, concerts and recitals, on the other hand, this research seeks to look at a musical performance as a final product, through a musical practice that goes beyond the spaces delimited for these presentations, and can be present in the educational environment in various situations, stimulating active musical practice in basic education students. The methodology used was bibliographical, through index cards, books and academic works. This research resulted in an understanding of the relationship between performance and musical making, relating to the processes of musical learning in basic education, in addition to reflections regarding teaching practice in basic education.
Palavras-chave: Performance
Performance
Fazer Musical
Música na Educação Básica
Pesquisa bibliográfica
Música e ensino
Leis e diretrizes para o Ensino de Música
O papel da música na educação
O fazer musical no processo de ensino na Educação Básica
Performance musical e fazer musical: conceitos e generalidades
Music Making
Music in Basic Education
Bibliographical research
Music and teaching
Laws and guidelines for Music Teaching
The role of music in education
Music making in the teaching process in Basic Education
Musical performance and music making: concepts and generalities
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - RENATA RAYSSA FERREIRA DA SILVA - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2020.pdfPDFA179.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.