Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3234
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Renata Rayssa Ferreira da-
dc.date.accessioned2024-10-11T17:19:34Z-
dc.date.available2024-10-11-
dc.date.available2024-10-11T17:19:34Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSILVA, Renata Rayssa Ferreira da. Performance, fazer musical e educação: Uma reflexão sobre as contribuições da performance musical no processo de ensino da música na educação básica. 2020. 30 f. Monografia (Curso de Licenciatura em Música) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2020. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3234pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3234-
dc.description.abstractThis work aims to reflect on the contributions that Musical Performance has to musical practice in Basic Education, thus seeking questions such as: Is it possible to stimulate a more active and attractive musical learning for students through a musical performance? Can Musical Performance contribute to the musical learning of students in Basic Education? Although performance is generally not something present in schools, but is commonly seen in shows, concerts and recitals, on the other hand, this research seeks to look at a musical performance as a final product, through a musical practice that goes beyond the spaces delimited for these presentations, and can be present in the educational environment in various situations, stimulating active musical practice in basic education students. The methodology used was bibliographical, through index cards, books and academic works. This research resulted in an understanding of the relationship between performance and musical making, relating to the processes of musical learning in basic education, in addition to reflections regarding teaching practice in basic education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectFazer Musicalpt_BR
dc.subjectMúsica na Educação Básicapt_BR
dc.subjectPesquisa bibliográficapt_BR
dc.subjectMúsica e ensinopt_BR
dc.subjectLeis e diretrizes para o Ensino de Músicapt_BR
dc.subjectO papel da música na educaçãopt_BR
dc.subjectO fazer musical no processo de ensino na Educação Básicapt_BR
dc.subjectPerformance musical e fazer musical: conceitos e generalidadespt_BR
dc.subjectMusic Makingpt_BR
dc.subjectMusic in Basic Educationpt_BR
dc.subjectBibliographical researchpt_BR
dc.subjectMusic and teachingpt_BR
dc.subjectLaws and guidelines for Music Teachingpt_BR
dc.subjectThe role of music in educationpt_BR
dc.subjectMusic making in the teaching process in Basic Educationpt_BR
dc.subjectMusical performance and music making: concepts and generalitiespt_BR
dc.titlePerformance, fazer musical e educação: Uma reflexão sobre as contribuições da performance musical no processo de ensino da música na educação básicapt_BR
dc.title.alternativePerformance, music making and education: A reflection on the contributions of musical performance to the music teaching process in basic educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSILVA, R. R. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8210118460280557pt_BR
dc.contributor.advisor1Castro, Ciro de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8163-5187pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1980627790311068pt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Ciro de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8163-5187pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1980627790311068pt_BR
dc.contributor.referee2Pontes, Marlene Maciel França-
dc.contributor.referee2IDPONTES, M.M.F.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8269809729234300pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Fernanda Silva da-
dc.contributor.referee3IDCOSTA, F. S.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0900617172113547pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem o intuito de refletir sobre as contribuições que a Performance Musical tem com o fazer musical na Educação Básica, buscando assim questionamentos tais como: É possível estimular um aprendizado musical mais ativo e atrativo para os alunos através de uma performance musical? A Performance Musical pode contribuir para o aprendizado musical dos alunos na Educação Básica? Apesar da performance geralmente não ser algo presente dentro da escola, mas comum que seja vista em espetáculos, concertos e recitais, em contrapartida, essa pesquisa busca um olhar para uma performance musical como produto final, através de um fazer musical que vá além dos espaços delimitados para essas apresentações, podendo estar presente no ambiente educacional nas diversas situações, estimulando no aluno da escola de educação básica um fazer musical ativo. A metodologia utilizada foi de caráter bibliográfico, através de fichamentos, livros e trabalhos acadêmicos. Esta pesquisa resultou numa compreensão sobre a relação performance e fazer musical, relacionando aos processos de aprendizado musical na educação básica, além de reflexões a respeito da prática docente na educação básicapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMúsica; Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, Educação Pré-Escolarpt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - RENATA RAYSSA FERREIRA DA SILVA - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2020.pdfPDFA179.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.