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dc.contributor.authorRibeiro, Leonor Viana de Oliveira.-
dc.date.accessioned2017-11-09T18:45:09Z-
dc.date.available2017-11-09T18:45:09Z-
dc.date.issued2017-03-31-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/handle/123456789/31-
dc.description113 f.; il. Dissertação (Mestrado) – História, Ensino e Narrativas, Universidade Estadual do Maranhão, 2017. Orientador: Prof. Dr. Marcelo Cheche Galvespt_BR
dc.description.abstractEste estudo analisa o desvio de função docente no ensino de História na Educação de Jovens e Adultos em São Luís, identifica o desvio de função docente à luz dos dados do EDUCACENSO 2014, caracteriza como o desvio de função docente nas redes públicas de ensino da Educação Básica na modalidade EJA nos níveis médio e fundamental (anos finais), discute o fenômeno educacional desvio de função docente a partir das regulamentações e documentos oficiais da educação brasileira, e estabelece conexões entre o desvio de função e a qualidade do ensino de História ofertado nas redes públicas, estadual e municipal de São Luís. O estudo contou com a participação de docentes, gestores escolares e técnicos/superintendente responsável pela modalidade EJA nas duas redes de ensino. A metodologia utilizada para este estudo incluiu os seguintes procedimentos: utilização dos dados de professores e alunos do EDUCACENSO 2014; revisão bibliográfica e documental sobre a temática; pesquisa focal com grupo de professores que já atuaram em desvio de função docente para organização dos questionários; aplicação de questionário aos docentes, objetivando conhecer como se dá o fenômeno nas redes de ensino públicas e de que maneira o docente o interpreta; aplicação de questionário aos gestores escolares, para conhecer como se caracteriza nas escolas, e quais as interpretações sobre o fenômeno; e entrevista com os técnicos/superintendente da EJA nas duas redes de ensino público, para compreender de que maneira se dá o desvio de função docente, e até que ponto os sistemas de ensino se sentem responsáveis pelos resultados em termos de qualidade do ensino ofertado nessas condições. Na análise do material coletado, identifiquei: os índices de desvio de função nas redes públicas de ensino estadual e municipal na modalidade EJA, e de quais formações provém os profissionais que atendem o ensino de História; levantei dados quantitativos sobre a formação para o ensino de História nas instituições formadoras públicas em São Luís, desde a criação da LDB nº 9.394/96 até 2014; identifiquei o percentual de docentes atuando no ensino de História fora da área de formação, sua relação com o desvio de função docente em algum momento da carreira profissional, e ainda, as narrativas docentes sobre desvio de função e qualidade no ensino; na pesquisa com gestores escolares, explorei os mecanismos que ajudam a compreender o desvio de função docente nas escolas, quais os principais desafios do docentes para o planejamento das disciplinas fora da formação docente, e sua relação com a qualidade do ensino; na entrevista com gestores educacionais (técnicos/superintendente), analisei o desvio de função a partir dos sistemas de ensino, os fatores predominantes nas explicações sobre os atuais percentuais de desvio de função e a organização dos sistemas de ensino para inserção de professores nas escolas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectDesvio de função docentept_BR
dc.subjectQualidade no ensinopt_BR
dc.titleO desvio de função docente no ensino de história na educação de jovens e adultos em São Luíspt_BR
dc.typedissertationpt_BR
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