Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3197
Título: A educação inclusiva e seus aspectos legais e pedagógicos: uma análise da Escola de Música do Estado do Maranhão - Lilah Lisboa de Araújo
Título(s) alternativo(s): Inclusive education and its legal and pedagogical aspects: an analysis of the Maranhão State Music School - Lilah Lisboa de Araújo
Autor(es): Ferreira, Raimundo Nonato Neris
Orientador: Rosário, Willinson Carvalho do
Membro da Banca: Rosário, Willinson Carvalho do
Membro da Banca: Costa, José Roberto Froes da
Membro da Banca: Gouveia Neto, João Costa
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O objetivo desse artigo é conhecer a realidade da Escola de Música do Estado do Maranhão – Escola Lilah Lisboa de Araújo, se há ou não a inclusão de pessoas com deficiência em suas turmas regulares. Para tanto, esta pesquisa foi realizada a partir de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa de campo foi realizada para verificar a estrutura física e se as instalações são adequadas para receber pessoas com deficiência. Os dados foram coletados através de questionário misto, com perguntas fechadas e abertas, aplicado aos professores, equipe administrativa e um antigo diretor da EMEM. Ficou evidente no estudo realizado a extrema necessidade de capacitação dos profissionais que atuam na EMEM, visto que todos se sentem despreparados para atuarem com as pessoas com deficiência, como também uma reestruturação de todo o prédio onde a escola funciona, porque o mesmo não possui acessibilidade para receber alunos com deficiência.
Resumo: The objective of this article is to understand the reality of the Music School of the State of Maranhão – Lilah Lisboa de Araújo School, and to determine whether or not people with disabilities are included in its regular classes. To this end, this research was conducted based on bibliographic, documentary and field research. The field research was conducted to verify the physical structure and whether the facilities are adequate to receive people with disabilities. Data were collected through a mixed questionnaire, with closed and open questions, applied to teachers, administrative staff and a former director of EMEM. The study demonstrated the extreme need for training of professionals who work at EMEM, since they all feel unprepared to work with people with disabilities, as well as a restructuring of the entire building where the school operates, because it is not accessible to receive students with disabilities.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Acessibilidade
Escola de Música do Estado do Maranhão – Escola Lilah Lisboa de Araújo
Inclusão de pessoas com deficiência
Pesquisa bibliográfica, documental e de campo
Lei Nº 13.146/2015
Situação Histórica da Pessoa com Deficiência
Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Lei n° 5.692/71
Resolução CNE/CEB nº 2/2001
Decreto nº 3.298/99
Constituição Federal de 1988
Legislação
Inclusive education
Legislation
Accessibility
Maranhão State Music School – Lilah Lisboa de Araújo School
Inclusion of people with disabilities
Bibliographic, documentary and field research
Law No. 13,146/2015
Historical Situation of People with Disabilities
Law of Guidelines and Bases of Education
Law No. 5,692/71
CNE/CEB Resolution No. 2/2001
Decree No. 3,298/99
Federal Constitution of 1988
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - RAIMUNDO NONATO NERIS FERREIRA - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2021.pdfPDFA322.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.