Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3197
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Raimundo Nonato Neris-
dc.date.accessioned2024-10-07T18:17:54Z-
dc.date.available2024-10-07-
dc.date.available2024-10-07T18:17:54Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationFERREIRA, Raimundo Nonato Neris. A educação inclusiva e seus aspectos legais e pedagógicos: uma análise da Escola de música dom Estado do Maranhão - Lilah Lisboa de Araújo. 2021. 31f. Artigo (Curso de Licenciatura em Música) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2021. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3197pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3197-
dc.description.abstractThe objective of this article is to understand the reality of the Music School of the State of Maranhão – Lilah Lisboa de Araújo School, and to determine whether or not people with disabilities are included in its regular classes. To this end, this research was conducted based on bibliographic, documentary and field research. The field research was conducted to verify the physical structure and whether the facilities are adequate to receive people with disabilities. Data were collected through a mixed questionnaire, with closed and open questions, applied to teachers, administrative staff and a former director of EMEM. The study demonstrated the extreme need for training of professionals who work at EMEM, since they all feel unprepared to work with people with disabilities, as well as a restructuring of the entire building where the school operates, because it is not accessible to receive students with disabilities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectEscola de Música do Estado do Maranhão – Escola Lilah Lisboa de Araújopt_BR
dc.subjectInclusão de pessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectPesquisa bibliográfica, documental e de campopt_BR
dc.subjectLei Nº 13.146/2015pt_BR
dc.subjectSituação Histórica da Pessoa com Deficiênciapt_BR
dc.subjectLei de Diretrizes e Bases da Educaçãopt_BR
dc.subjectLei n° 5.692/71pt_BR
dc.subjectResolução CNE/CEB nº 2/2001pt_BR
dc.subjectDecreto nº 3.298/99pt_BR
dc.subjectConstituição Federal de 1988pt_BR
dc.subjectLegislaçãopt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectLegislationpt_BR
dc.subjectAccessibilitypt_BR
dc.subjectMaranhão State Music School – Lilah Lisboa de Araújo Schoolpt_BR
dc.subjectInclusion of people with disabilitiespt_BR
dc.subjectBibliographic, documentary and field researchpt_BR
dc.subjectLaw No. 13,146/2015pt_BR
dc.subjectHistorical Situation of People with Disabilitiespt_BR
dc.subjectLaw of Guidelines and Bases of Educationpt_BR
dc.subjectLaw No. 5,692/71pt_BR
dc.subjectCNE/CEB Resolution No. 2/2001pt_BR
dc.subjectDecree No. 3,298/99pt_BR
dc.subjectFederal Constitution of 1988pt_BR
dc.titleA educação inclusiva e seus aspectos legais e pedagógicos: uma análise da Escola de Música do Estado do Maranhão - Lilah Lisboa de Araújopt_BR
dc.title.alternativeInclusive education and its legal and pedagogical aspects: an analysis of the Maranhão State Music School - Lilah Lisboa de Araújopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDFERREIRA, R. N. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Rosário, Willinson Carvalho do-
dc.contributor.advisor1IDROSÁRIO, W. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1577530290991244pt_BR
dc.contributor.referee1Rosário, Willinson Carvalho do-
dc.contributor.referee1IDROSÁRIO, W. C.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1577530290991244pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, José Roberto Froes da-
dc.contributor.referee2IDFROES, Roberto;COSTA, José Roberto Froes dapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8205392201314000pt_BR
dc.contributor.referee3Gouveia Neto, João Costa-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-7202-7198pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2535403776204569pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desse artigo é conhecer a realidade da Escola de Música do Estado do Maranhão – Escola Lilah Lisboa de Araújo, se há ou não a inclusão de pessoas com deficiência em suas turmas regulares. Para tanto, esta pesquisa foi realizada a partir de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa de campo foi realizada para verificar a estrutura física e se as instalações são adequadas para receber pessoas com deficiência. Os dados foram coletados através de questionário misto, com perguntas fechadas e abertas, aplicado aos professores, equipe administrativa e um antigo diretor da EMEM. Ficou evidente no estudo realizado a extrema necessidade de capacitação dos profissionais que atuam na EMEM, visto que todos se sentem despreparados para atuarem com as pessoas com deficiência, como também uma reestruturação de todo o prédio onde a escola funciona, porque o mesmo não possui acessibilidade para receber alunos com deficiência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagem; Infra-Estruturas; direitopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - RAIMUNDO NONATO NERIS FERREIRA - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2021.pdfPDFA322.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.