Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3197
Título: | A educação inclusiva e seus aspectos legais e pedagógicos: uma análise da Escola de Música do Estado do Maranhão - Lilah Lisboa de Araújo |
Título(s) alternativo(s): | Inclusive education and its legal and pedagogical aspects: an analysis of the Maranhão State Music School - Lilah Lisboa de Araújo |
Autor(es): | Ferreira, Raimundo Nonato Neris |
Orientador: | Rosário, Willinson Carvalho do |
Membro da Banca: | Rosário, Willinson Carvalho do |
Membro da Banca: | Costa, José Roberto Froes da |
Membro da Banca: | Gouveia Neto, João Costa |
Data do documento: | 2021 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O objetivo desse artigo é conhecer a realidade da Escola de Música do Estado do Maranhão – Escola Lilah Lisboa de Araújo, se há ou não a inclusão de pessoas com deficiência em suas turmas regulares. Para tanto, esta pesquisa foi realizada a partir de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa de campo foi realizada para verificar a estrutura física e se as instalações são adequadas para receber pessoas com deficiência. Os dados foram coletados através de questionário misto, com perguntas fechadas e abertas, aplicado aos professores, equipe administrativa e um antigo diretor da EMEM. Ficou evidente no estudo realizado a extrema necessidade de capacitação dos profissionais que atuam na EMEM, visto que todos se sentem despreparados para atuarem com as pessoas com deficiência, como também uma reestruturação de todo o prédio onde a escola funciona, porque o mesmo não possui acessibilidade para receber alunos com deficiência. |
Resumo: | The objective of this article is to understand the reality of the Music School of the State of Maranhão – Lilah Lisboa de Araújo School, and to determine whether or not people with disabilities are included in its regular classes. To this end, this research was conducted based on bibliographic, documentary and field research. The field research was conducted to verify the physical structure and whether the facilities are adequate to receive people with disabilities. Data were collected through a mixed questionnaire, with closed and open questions, applied to teachers, administrative staff and a former director of EMEM. The study demonstrated the extreme need for training of professionals who work at EMEM, since they all feel unprepared to work with people with disabilities, as well as a restructuring of the entire building where the school operates, because it is not accessible to receive students with disabilities. |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Acessibilidade Escola de Música do Estado do Maranhão – Escola Lilah Lisboa de Araújo Inclusão de pessoas com deficiência Pesquisa bibliográfica, documental e de campo Lei Nº 13.146/2015 Situação Histórica da Pessoa com Deficiência Lei de Diretrizes e Bases da Educação Lei n° 5.692/71 Resolução CNE/CEB nº 2/2001 Decreto nº 3.298/99 Constituição Federal de 1988 Legislação Inclusive education Legislation Accessibility Maranhão State Music School – Lilah Lisboa de Araújo School Inclusion of people with disabilities Bibliographic, documentary and field research Law No. 13,146/2015 Historical Situation of People with Disabilities Law of Guidelines and Bases of Education Law No. 5,692/71 CNE/CEB Resolution No. 2/2001 Decree No. 3,298/99 Federal Constitution of 1988 |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - RAIMUNDO NONATO NERIS FERREIRA - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2021.pdf | PDFA | 322.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.