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Título: Entre: A Residência Pedagógica em Geografia UEMA é sua, é minha: em formação na Escola Menino Jesus de Praga (São Luís- MA)
Título(s) alternativo(s): Enter: The UEMA Pedagogical Residency in Geography is yours, it's mine: in training at Escola Menino Jesus de Praga (São Luís- MA)
Autor(es): Pereira, Alex da Silva
Orientador: Souza, José Arilson Xavier
Membro da Banca: Cavalcante, Tiago Vieira
Membro da Banca: Silva, Quésia Duarte da
Data do documento: 2019-12-10
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A presente pesquisa faz uma espécie de convite para que se conheça o Programa Residência Pedagógica em Geografia da UEMA, reconhecendo a importância da socialização do que tem ocorrido mediante as suas atividades. De tal modo, tem como objetivo analisar as contribuições do referido Programa na formação de professores de Geografia e, em especial, foca na experiência que obtive, sobretudo, numa instituição da rede estadual de educação do Maranhão, entre 2018 e 2019: a escola campo Centro Educa Mais Menino Jesus de Praga. Notadamente, adota-se metodologia de cunho qualitativo, através de: análise de editais, levantamento de bibliografia, realização de entrevista semiestruturada com a Preceptora da escola campo e problematização de relatos de experiências dos palestrantes do Entre, a Residência pedagógica em Geografia UEA-L4 é sua: relatos de experiências - evento desenvolvido pelo subprojeto de Geografia no dia 20 do mês de agosto de 2019, e que julgo ter também contribuído para a minha formação docente, tanto que no título deste trabalho lanço mão do jogo de palavras levando em conta a denominação do mesmo. A saber, a fim de alcançar embasamento teórico relevante, recorro, entre outros, a autores como: Nóvoa (2009; 2012), Tardif (2014), Cavalcanti (1998; 2002), Caliai (2000; 2005) e Castrogiovanni (2000; 2005). Como resultado, entende-se, com base na formação vivida, que o Programa apresentase como uma política educacional bem-sucedida, possibilitando ao residente - professor em formação - novas perspectivas profissionais. Ademais, oportunizou ao residente desenvolver outras atividades que não se restringia à disciplina de Geografia (projetos, conselho de classe, semana pedagógica, reuniões de pais etc.). Dessa forma, o PRP, também significou ganhos para a escola em termos políticos-pedagógicos. Por fim, o Programa não engrandece apenas residentes, preceptores e orientadores, mas também ressignifica a vida escolar dos alunos de cada escola campo
Resumo: This research is a kind of invitation to know the UEMA Pedagogical Residency Program in Geography, recognizing the importance of socialization of what has happened through its activities. Thus, its objective is to analyze the contributions of the referred Program in the formation of Geography teachers and, in particular, it focuses on the experience that I obtained, above all, in an institution of the state education network of Maranhão, between 2018 and 2019: the field school Centro Educa Mais Menino Jesus de Praga. Notably, it adopts a qualitative methodology, through: analysis of public notices, bibliographic survey, conducting semi-structured interview with the preceptor of the field school and problematization of reports of experiences of Entre speakers, the UEMA Pedagogical Residency in Geography is yours : Experience reports - an event developed by the Geography subproject in August 2019, which I think also contributed to my teaching formation, so much so that in the title of this paper I use the word game taking into account its denomination. Namely, in order to reach relevant theoretical basis, 1 resort, among others, to authors such as: Nóvoa (2009; 2012), Tardif (2014), Cavalcanti (1998: 2002), Callai (2000; 2005) and Castrogiovanni (2000; 2005). As a result, it is understood, based on the lived experience, that the Program presents itself as a successful educational policy, enabling the resident - teacher in training - new professional perspectives, in addition, it allowed the residente to develop other activities that were not restricted to the discipline of Geography (projects, class council, pedagogical week, parente meetings, etc). Thus, the PRP also meant gains for the school in political-pedagogical terms. Finally, the Program not only enhances residents, preceptors and counselors, but also re-signifies the school life of students in each field school
Palavras-chave: Residência Pedagógica em Geografia - UEMA
Formação docente - Geografia - UEMA
Escola Menino Jesus de Praga - São Luís - MA
Formação de professores - Geografia
Programa Residência Pedagógica em Geografia - UEMA
Política educacional de formação
Pedagogical Residency in Geography - UEMA
Teacher training - Geography - UEMA
Baby Jesus School of Prague - São Luís - MA
Teacher training - Geography
Pedagogical Residency Program in Geography - UEMA
Educational training policy
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Geografia - CECEN - UEMA - Monografias

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