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dc.creatorPereira, Alex da Silva-
dc.date.accessioned2024-09-26T21:09:12Z-
dc.date.available2024-09-26-
dc.date.available2024-09-26T21:09:12Z-
dc.date.issued2019-12-10-
dc.identifier.citationPEREIRA, Alex da Silva. Entre: A Residência Pedagógica em Geografia UEMA é sua, é minha: em formação na Escola Menino Jesus de Praga (São Luís- MA). 2020. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2020. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3146pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3146-
dc.description.abstractThis research is a kind of invitation to know the UEMA Pedagogical Residency Program in Geography, recognizing the importance of socialization of what has happened through its activities. Thus, its objective is to analyze the contributions of the referred Program in the formation of Geography teachers and, in particular, it focuses on the experience that I obtained, above all, in an institution of the state education network of Maranhão, between 2018 and 2019: the field school Centro Educa Mais Menino Jesus de Praga. Notably, it adopts a qualitative methodology, through: analysis of public notices, bibliographic survey, conducting semi-structured interview with the preceptor of the field school and problematization of reports of experiences of Entre speakers, the UEMA Pedagogical Residency in Geography is yours : Experience reports - an event developed by the Geography subproject in August 2019, which I think also contributed to my teaching formation, so much so that in the title of this paper I use the word game taking into account its denomination. Namely, in order to reach relevant theoretical basis, 1 resort, among others, to authors such as: Nóvoa (2009; 2012), Tardif (2014), Cavalcanti (1998: 2002), Callai (2000; 2005) and Castrogiovanni (2000; 2005). As a result, it is understood, based on the lived experience, that the Program presents itself as a successful educational policy, enabling the resident - teacher in training - new professional perspectives, in addition, it allowed the residente to develop other activities that were not restricted to the discipline of Geography (projects, class council, pedagogical week, parente meetings, etc). Thus, the PRP also meant gains for the school in political-pedagogical terms. Finally, the Program not only enhances residents, preceptors and counselors, but also re-signifies the school life of students in each field schoolpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResidência Pedagógica em Geografia - UEMApt_BR
dc.subjectFormação docente - Geografia - UEMApt_BR
dc.subjectEscola Menino Jesus de Praga - São Luís - MApt_BR
dc.subjectFormação de professores - Geografiapt_BR
dc.subjectPrograma Residência Pedagógica em Geografia - UEMApt_BR
dc.subjectPolítica educacional de formaçãopt_BR
dc.subjectPedagogical Residency in Geography - UEMApt_BR
dc.subjectTeacher training - Geography - UEMApt_BR
dc.subjectBaby Jesus School of Prague - São Luís - MApt_BR
dc.subjectTeacher training - Geographypt_BR
dc.subjectPedagogical Residency Program in Geography - UEMApt_BR
dc.subjectEducational training policypt_BR
dc.titleEntre: A residência pedagógica em geografia UEMA é sua, é minha: em formação na Escola Menino Jesus de Praga (São Luís- MA)pt_BR
dc.title.alternativeEnter: The UEMA Pedagogical Residency in Geography is yours, it's mine: in training at Escola Menino Jesus de Praga (São Luís- MA)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2825853995182610pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, José Arilson Xavier-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7920-7749pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5698096548539496pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcante, Tiago Vieira-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9668-996Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0930288703472337pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Quésia Duarte da-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-4496-3426pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3965642424716335pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa faz uma espécie de convite para que se conheça o Programa Residência Pedagógica em Geografia da UEMA, reconhecendo a importância da socialização do que tem ocorrido mediante as suas atividades. De tal modo, tem como objetivo analisar as contribuições do referido Programa na formação de professores de Geografia e, em especial, foca na experiência que obtive, sobretudo, numa instituição da rede estadual de educação do Maranhão, entre 2018 e 2019: a escola campo Centro Educa Mais Menino Jesus de Praga. Notadamente, adota-se metodologia de cunho qualitativo, através de: análise de editais, levantamento de bibliografia, realização de entrevista semiestruturada com a Preceptora da escola campo e problematização de relatos de experiências dos palestrantes do Entre, a Residência pedagógica em Geografia UEA-L4 é sua: relatos de experiências - evento desenvolvido pelo subprojeto de Geografia no dia 20 do mês de agosto de 2019, e que julgo ter também contribuído para a minha formação docente, tanto que no título deste trabalho lanço mão do jogo de palavras levando em conta a denominação do mesmo. A saber, a fim de alcançar embasamento teórico relevante, recorro, entre outros, a autores como: Nóvoa (2009; 2012), Tardif (2014), Cavalcanti (1998; 2002), Caliai (2000; 2005) e Castrogiovanni (2000; 2005). Como resultado, entende-se, com base na formação vivida, que o Programa apresentase como uma política educacional bem-sucedida, possibilitando ao residente - professor em formação - novas perspectivas profissionais. Ademais, oportunizou ao residente desenvolver outras atividades que não se restringia à disciplina de Geografia (projetos, conselho de classe, semana pedagógica, reuniões de pais etc.). Dessa forma, o PRP, também significou ganhos para a escola em termos políticos-pedagógicos. Por fim, o Programa não engrandece apenas residentes, preceptores e orientadores, mas também ressignifica a vida escolar dos alunos de cada escola campopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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