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Título: A biblioteca do Centro de Ensino Santa Teresa: papel e desafios para a aplicação Lei 10.639/03
Autor(es): Andrade, Cláudio Victor Sousa de
Orientador: Santos, Sandra Regina Rodrigues dos Santos
Membro da Banca: Camêlo, Júlia Constança Pereira
Membro da Banca: Ximendes , Carlos Alberto
Data do documento: 2023-07-11
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A realização deste estudo dedica-se a análise do instrumento legal da Lei nº 10.639 que tornou obrigatório o ensino da cultura e da História africana e afro-brasileira em todo o currículo escolar do território nacional. Com a obrigatoriedade do ensino africano e afro-brasileiro nas instituições de ensino, o foco desta pesquisa traz análise do acervo da biblioteca no Centro de Ensino Santa Teresa, buscando em seu espaço livros em consonância com a Lei nº 10.639/03 a partir do levantamento de sua utilização no cotidiano da escola e o acervo disponibilizado, no processo da pesquisa adotamos o método da observação participante, com a finalidade de perceber a utilização deste acervo por professores e estudantes da disciplina de História, bem como averiguando as procedências de sua efetivação na escola pelos sujeitos desta pesquisa. Percebermos as prerrogativas dos professores de História ao fazerem uso dela para aplicação de debates e pesquisas como temáticas fundamentais para o entendimento das diferenças étnicas e culturais, aspectos que favorecerão os estudantes a serem cidadãos mais conscientes sobre a diversidade étnica e cultural.
Resumo: The realization of this study is dedicated to the analysis of the legal instrument of Law nº 10.639, which made the teaching of African and Afro-Brazilian culture and history mandatory throughout the school curriculum in the national territory. With the obligation of African and Afro-Brazilian education in educational institutions, the focus of this research brings an analysis of the collection of the library in the Centro de Ensino Santa Teresa, searching in its space for books in line with Law nº 10.639/03 from the survey of its use in the daily life of the school and the available collection, in the research process we adopted the method of participant observation, with the purpose of perceiving the use of this collection by teachers and students of the discipline of History, as well as investigating the origins of its effectiveness in the school by the subjects of this research. We perceive the prerogatives of History teachers when making use of it for the application of debates and research as fundamental themes for the understanding of ethnic and cultural differences, aspects that will favor students to be more aware citizens about ethnic and cultural diversity.
Palavras-chave: Lei 10.639/2003
Biblioteca escolar
Ensino de História
Diversidade étnica
Diversidade cultural
História africana e afro-brasileira
História afro-brasileira
Centro de Ensino Santa Teresa
Formação de acervo
Ensino de História da África
Law 10.639/2003
School library
Teaching History
Ethnic diversity
Cultural diversity
African and Afro-Brazilian history
Afro-Brazilian history
Santa Teresa Teaching Center
Collection formation
Teaching African History
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

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