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dc.creatorAndrade, Cláudio Victor Sousa de-
dc.date.accessioned2024-09-12T16:50:45Z-
dc.date.available2024-09-12-
dc.date.available2024-09-12T16:50:45Z-
dc.date.issued2023-07-11-
dc.identifier.citationANDRADE, Cláudio Victor Sousa de. A biblioteca do Centro de Ensino Santa Teresa: papel e desafios para a aplicação Lei 10.639/03. 2023. 60f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3028pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3028-
dc.description.abstractThe realization of this study is dedicated to the analysis of the legal instrument of Law nº 10.639, which made the teaching of African and Afro-Brazilian culture and history mandatory throughout the school curriculum in the national territory. With the obligation of African and Afro-Brazilian education in educational institutions, the focus of this research brings an analysis of the collection of the library in the Centro de Ensino Santa Teresa, searching in its space for books in line with Law nº 10.639/03 from the survey of its use in the daily life of the school and the available collection, in the research process we adopted the method of participant observation, with the purpose of perceiving the use of this collection by teachers and students of the discipline of History, as well as investigating the origins of its effectiveness in the school by the subjects of this research. We perceive the prerogatives of History teachers when making use of it for the application of debates and research as fundamental themes for the understanding of ethnic and cultural differences, aspects that will favor students to be more aware citizens about ethnic and cultural diversity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLei 10.639/2003pt_BR
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectDiversidade étnicapt_BR
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.subjectHistória africana e afro-brasileirapt_BR
dc.subjectHistória afro-brasileirapt_BR
dc.subjectCentro de Ensino Santa Teresapt_BR
dc.subjectFormação de acervopt_BR
dc.subjectEnsino de História da Áfricapt_BR
dc.subjectLaw 10.639/2003pt_BR
dc.subjectSchool librarypt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectEthnic diversitypt_BR
dc.subjectCultural diversitypt_BR
dc.subjectAfrican and Afro-Brazilian historypt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian historypt_BR
dc.subjectSanta Teresa Teaching Centerpt_BR
dc.subjectCollection formationpt_BR
dc.subjectTeaching African Historypt_BR
dc.titleA biblioteca do Centro de Ensino Santa Teresa: papel e desafios para a aplicação Lei 10.639/03pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDANDRADE, C. V. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9199943242131353pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Sandra Regina Rodrigues dos Santos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9590-8334pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, S. R. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6057206547897855pt_BR
dc.contributor.referee1Camêlo, Júlia Constança Pereira-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3583-6866pt_BR
dc.contributor.referee1IDCAMÊLO, J. C. P.pt_BR
dc.contributor.referee1Lattesttp://lattes.cnpq.br/8274892391684117pt_BR
dc.contributor.referee2Ximendes , Carlos Alberto-
dc.contributor.referee2IDXIMENDES, C. A.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8223675574026944pt_BR
dc.description.resumoA realização deste estudo dedica-se a análise do instrumento legal da Lei nº 10.639 que tornou obrigatório o ensino da cultura e da História africana e afro-brasileira em todo o currículo escolar do território nacional. Com a obrigatoriedade do ensino africano e afro-brasileiro nas instituições de ensino, o foco desta pesquisa traz análise do acervo da biblioteca no Centro de Ensino Santa Teresa, buscando em seu espaço livros em consonância com a Lei nº 10.639/03 a partir do levantamento de sua utilização no cotidiano da escola e o acervo disponibilizado, no processo da pesquisa adotamos o método da observação participante, com a finalidade de perceber a utilização deste acervo por professores e estudantes da disciplina de História, bem como averiguando as procedências de sua efetivação na escola pelos sujeitos desta pesquisa. Percebermos as prerrogativas dos professores de História ao fazerem uso dela para aplicação de debates e pesquisas como temáticas fundamentais para o entendimento das diferenças étnicas e culturais, aspectos que favorecerão os estudantes a serem cidadãos mais conscientes sobre a diversidade étnica e cultural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqCurrículopt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqBiblioteconomiapt_BR
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