Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3028
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Andrade, Cláudio Victor Sousa de | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-12T16:50:45Z | - |
dc.date.available | 2024-09-12 | - |
dc.date.available | 2024-09-12T16:50:45Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-11 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Cláudio Victor Sousa de. A biblioteca do Centro de Ensino Santa Teresa: papel e desafios para a aplicação Lei 10.639/03. 2023. 60f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3028 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3028 | - |
dc.description.abstract | The realization of this study is dedicated to the analysis of the legal instrument of Law nº 10.639, which made the teaching of African and Afro-Brazilian culture and history mandatory throughout the school curriculum in the national territory. With the obligation of African and Afro-Brazilian education in educational institutions, the focus of this research brings an analysis of the collection of the library in the Centro de Ensino Santa Teresa, searching in its space for books in line with Law nº 10.639/03 from the survey of its use in the daily life of the school and the available collection, in the research process we adopted the method of participant observation, with the purpose of perceiving the use of this collection by teachers and students of the discipline of History, as well as investigating the origins of its effectiveness in the school by the subjects of this research. We perceive the prerogatives of History teachers when making use of it for the application of debates and research as fundamental themes for the understanding of ethnic and cultural differences, aspects that will favor students to be more aware citizens about ethnic and cultural diversity. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.639/2003 | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Diversidade étnica | pt_BR |
dc.subject | Diversidade cultural | pt_BR |
dc.subject | História africana e afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | História afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Centro de Ensino Santa Teresa | pt_BR |
dc.subject | Formação de acervo | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História da África | pt_BR |
dc.subject | Law 10.639/2003 | pt_BR |
dc.subject | School library | pt_BR |
dc.subject | Teaching History | pt_BR |
dc.subject | Ethnic diversity | pt_BR |
dc.subject | Cultural diversity | pt_BR |
dc.subject | African and Afro-Brazilian history | pt_BR |
dc.subject | Afro-Brazilian history | pt_BR |
dc.subject | Santa Teresa Teaching Center | pt_BR |
dc.subject | Collection formation | pt_BR |
dc.subject | Teaching African History | pt_BR |
dc.title | A biblioteca do Centro de Ensino Santa Teresa: papel e desafios para a aplicação Lei 10.639/03 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | ANDRADE, C. V. S. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9199943242131353 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Sandra Regina Rodrigues dos Santos | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-9590-8334 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | SANTOS, S. R. R. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6057206547897855 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Camêlo, Júlia Constança Pereira | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-3583-6866 | pt_BR |
dc.contributor.referee1ID | CAMÊLO, J. C. P. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | ttp://lattes.cnpq.br/8274892391684117 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ximendes , Carlos Alberto | - |
dc.contributor.referee2ID | XIMENDES, C. A. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8223675574026944 | pt_BR |
dc.description.resumo | A realização deste estudo dedica-se a análise do instrumento legal da Lei nº 10.639 que tornou obrigatório o ensino da cultura e da História africana e afro-brasileira em todo o currículo escolar do território nacional. Com a obrigatoriedade do ensino africano e afro-brasileiro nas instituições de ensino, o foco desta pesquisa traz análise do acervo da biblioteca no Centro de Ensino Santa Teresa, buscando em seu espaço livros em consonância com a Lei nº 10.639/03 a partir do levantamento de sua utilização no cotidiano da escola e o acervo disponibilizado, no processo da pesquisa adotamos o método da observação participante, com a finalidade de perceber a utilização deste acervo por professores e estudantes da disciplina de História, bem como averiguando as procedências de sua efetivação na escola pelos sujeitos desta pesquisa. Percebermos as prerrogativas dos professores de História ao fazerem uso dela para aplicação de debates e pesquisas como temáticas fundamentais para o entendimento das diferenças étnicas e culturais, aspectos que favorecerão os estudantes a serem cidadãos mais conscientes sobre a diversidade étnica e cultural. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Currículo | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Biblioteconomia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - CLÁUDIO VICTOR SOUSA DE ANDRADE - HISTÓRIA UEMA 2023.pdf | 1.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.