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Título: Mídia e política: a imagem docente nas redes do programa “escola sem partido”
Título(s) alternativo(s): Media and politics: the image of teachers on the networks of the “school without a party” program
Autor(es): Leal, Rômulo Leonardo Araújo.
Orientador: Loureiro, Bráulio Roberto Castro
Membro da Banca: Carvalho, José Antônio Ribeiro de
Membro da Banca: Lima, Rosirene Martins
Data do documento: 2019-12-12
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O campo da educação é palco importante das transformações não somente científicas, mas também sociais. Assim sendo, o debate acerca de um projeto de educação, dos direitos e deveres do professor, é também um debate que toca a questão do poder na sociedade. Um debate sobre a conservação de preceitos, estigmas e desinformação versus a construção da criticidade dos indivíduos sobre o ambiente em que vivem. Em meio a esse debate contemporâneo, esta pesquisa tem por objetivo identificar e analisar, por meio de leituras pertinentes do campo da educação, da sociologia e da comunicação, a representação da figura docente criada pela organização Escola Sem Partido (a qual ganhou destaque no debate sobre projetos de educação desde 2014), o sentido político dos materiais e discursos difundidos pelo programa e a intencionalidade e os conflitos que os cercam, em canais como a internet (através, principalmente, de seu site e suas redes sociais). Para isso, esta pesquisa, de traço qualitativo, examinou o objeto em questão recorrendo a procedimentos como revisão bibliográfica e análise de conteúdo. Fez-se necessário, portanto, apresentar historicamente o programa Escola Sem Partido, mapear o conteúdo veiculado pelo mesmo na internet, investigar a intenção do programa ao questionar a figura docente e avaliar a influência midiática na política contemporânea. A partir desses elementos, poderemos compreender não só como se articula o programa na internet, mas também como a mensagem propagada pelo mesmo se difunde, além de como é recebida e qual sua repercussão em âmbito social
Resumo: The field of education is the cradle of transformations that are not only scientific but also mainly social. Thus, the debate about an education project, the teacher's rights and duties, is also a power debate, a debate about maintaining the preservation of precepts, stigmas and misinformation versus a construction of the critique of the items in which the environment live. In the midst of this contemporary debate, this research aims to identify and analyze, through relevant readings from the field of education, sociology and communication, a representation of the teaching figure created by the Escola Sem Partido organization (one of which stands out in the debate about education projects since 2014) and the political meaning of the materials and discourses broadcast by the program, as well as the intentionality and surrounding conflicts on channels such as the internet (mainly, its website and its social networks). For this, as a methodological method is necessary: to present historically the program, to map the content transmitted by the same internet and to investigate an intention to program a questionnaire about a teaching figure and a media influence in the contemporary politics. From these assumptions, we can understand not only how it articulates or programs on the Internet, but also how messages propagated by it differ and how it is received in that space and what it affects in the social
Palavras-chave: Mídia
Política
Representação docente
Escola sem partido
Internet
Media
Politics
Teacher representation
Non-partisan school
Internet
Aparece nas coleções:Curso de Ciências Sociais Bacharelado - CCSA - Monografias

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