Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2919
Título: Revolução cubana nos livros didáticos: propostas e limites
Título(s) alternativo(s): Cuban revolution in textbooks: proposals and limits
Autor(es): Trindade, Kalynne Sued Santos
Orientador: Dalmás, Carine
Membro da Banca: Ferreira, Marcia Milena Galdez
Membro da Banca: Galve, Fernanda Rodrigues
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este trabalho analisa a abordagem da Revolução Cubana (1959) nos livros didáticos direcionados ao Ensino Fundamental II, do estado do Maranhão. Observa-se a inserção e interpretação do assunto nos livros didáticos á luz da historiografia especializada, dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). O objetivo é avaliar o conteúdo e os limites das propostas de abordagens da Revolução Cubana nos materiais selecionados pelos PNLDs de 2011 e 2014, adotados nas instituições de ensino de São Luis do Maranhão. Parte-se do pressuposto de que os livros didáticos constituem a principal e, por vezes, única, via de acesso dos estudantes aos temas fundamentais da História da América Latina, tornando-se assim material privilegiado para aquisição de conhecimento e constituição de imaginário sociais sobre distintos assuntos.
Resumo: This present study analyzes the approach of the Cuban Revolution (1959) in textbooks directed to Elementary School II, from the state of Maranhão . It is observed the insertion and interpretation of the subject in the textbooks in the light of the specialized historiography, of the Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs (National Curricular Parameters) and of the Programa Nacional de Livros Didáticos - PNLD (National Program of Didactic Books). The objective is to evaluate the content and limits of the proposals of approach of the Cuban Revolution in the materials selected by the PNLDs of 2011 and 2014, adopted in the educational institutions of São Luís of Maranhão. It is based on the assumption that textbooks constitute the main and, sometimes, unique, way of accessing students to the fundamental themes of Latin American History, thus becoming a privileged material for the acquisition of knowledge and the construction of social imaginaries about different subjects.
Palavras-chave: Revolução Cubana
Livro didático
Ensino de História
Parâmetros Curriculares
História
América Latina
São Luis
Maranhão
Cuban Revolution
Textbook
History Teaching
Curricular Parameters
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - Kalynne Sued Santos Trindade- HISTÓRIA UEMA 2018.pdf1.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.