Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2919
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Trindade, Kalynne Sued Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-25T20:14:29Z | - |
dc.date.available | 2024-07-25 | - |
dc.date.available | 2024-07-25T20:14:29Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | TRINDADE, Kalynne Sued Santos. Revolução cubana nos livros didáticos: propostas e limites. 2018. 68f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2018. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2919 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2919 | - |
dc.description.abstract | This present study analyzes the approach of the Cuban Revolution (1959) in textbooks directed to Elementary School II, from the state of Maranhão . It is observed the insertion and interpretation of the subject in the textbooks in the light of the specialized historiography, of the Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs (National Curricular Parameters) and of the Programa Nacional de Livros Didáticos - PNLD (National Program of Didactic Books). The objective is to evaluate the content and limits of the proposals of approach of the Cuban Revolution in the materials selected by the PNLDs of 2011 and 2014, adopted in the educational institutions of São Luís of Maranhão. It is based on the assumption that textbooks constitute the main and, sometimes, unique, way of accessing students to the fundamental themes of Latin American History, thus becoming a privileged material for the acquisition of knowledge and the construction of social imaginaries about different subjects. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Revolução Cubana | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Parâmetros Curriculares | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | América Latina | pt_BR |
dc.subject | São Luis | pt_BR |
dc.subject | Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Cuban Revolution | pt_BR |
dc.subject | Textbook | pt_BR |
dc.subject | History Teaching | pt_BR |
dc.subject | Curricular Parameters | pt_BR |
dc.title | Revolução cubana nos livros didáticos: propostas e limites | pt_BR |
dc.title.alternative | Cuban revolution in textbooks: proposals and limits | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | TRINDADE, K. S. S. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6140779280734118 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Dalmás, Carine | - |
dc.contributor.advisor1ID | DALMÁS, C. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2608359637094204 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ferreira, Marcia Milena Galdez | - |
dc.contributor.referee1ID | FERREIRA, M. M. G. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5280441501940287 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Galve, Fernanda Rodrigues | - |
dc.contributor.referee2ID | GALVE, F. R. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5818309697654708 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho analisa a abordagem da Revolução Cubana (1959) nos livros didáticos direcionados ao Ensino Fundamental II, do estado do Maranhão. Observa-se a inserção e interpretação do assunto nos livros didáticos á luz da historiografia especializada, dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). O objetivo é avaliar o conteúdo e os limites das propostas de abordagens da Revolução Cubana nos materiais selecionados pelos PNLDs de 2011 e 2014, adotados nas instituições de ensino de São Luis do Maranhão. Parte-se do pressuposto de que os livros didáticos constituem a principal e, por vezes, única, via de acesso dos estudantes aos temas fundamentais da História da América Latina, tornando-se assim material privilegiado para aquisição de conhecimento e constituição de imaginário sociais sobre distintos assuntos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ensino; História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - Kalynne Sued Santos Trindade- HISTÓRIA UEMA 2018.pdf | 1.59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.