Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2843
Título: | O ensino de língua portuguesa na escola bilíngue para surdos Prof. Telasco Pereira Filho – Imperatriz – MA |
Título(s) alternativo(s): | Teaching the portuguese language in the bilingual school for the deaf Prof. Telasco Pereira Filho – Imperatriz – MA |
Autor(es): | Lima, Rafaela Oliveira |
Orientador: | Silva, Maria do Desterro da Conceição Silva |
Membro da Banca: | Costa, Joana Darc Rodrigues da |
Membro da Banca: | Araújo, Cristianne Silva |
Data do documento: | 2023-07-24 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Sabemos que a educação do surdo é bastante antiga e vem sofrendo modificações até hoje. Imaginar uma escola múltipla, em que todos participem e tenham a possibilidade de desbloqueio, é pensar uma nova estrutura de uma educação não somente especial, mas também inclusiva e participativa. Para tanto, é necessário capacitações e formações que quebrem as barreiras sociais, políticas e econômicas, pois não adianta a presença de surdos em sala de aula em que a escola ignora sua condição histórica, cultural, social e linguística. Neste trabalho, busca-se um embasamento nas perspectivas dos estudos de: Quadros e Schimiedt (2006); Goldfeld (2002); Ciccone (1990), entre outros que discutem essa problemática. O ensino da Língua Portuguesa para surdos é possível, desde que venha sendo introduzido desde o primeiro contato com a educação inicial. Realizamos uma pesquisa bibliográfica com base no Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal De Educação Bilíngue para Surdos Professor Telasco Pereira Filho-Imperatriz-MA. Para assim, analisar as disposições sobre o ensino da Língua Portuguesa para surdos, como também o status de segunda língua, formação básica e complementar dos professores destinados a ministrarem a disciplina de português para esse público, verificando as propostas que atendem aos dispostos na BNCC. |
Resumo: | We know that education for the deaf is quite old and has undergone modifications to this day. Imagining a multiple school, in which everyone participates and has the possibility of unlocking, is thinking about a new structure of an education that is not only special, but also inclusive and participatory. To this end, training and training are necessary to break down social, political and economic barriers, as there is no point in the presence of deaf people in the classroom where the school ignores their historical, cultural, social and linguistic condition. In this work, we seek a basis in the perspectives of studies by: Quadros and Schimiedt (2006); Goldfeld (2002); Ciccone (1990), among others who discuss this issue. Teaching Portuguese to the deaf is possible, as long as it is introduced from the first contact with initial education. We carried out a bibliographical research based on the Pedagogical Political Project (PPP) of the Municipal School of Bilingual Education for the Deaf Professor Telasco Pereira Filho-Imperatriz-MA. To do so, analyze the provisions on teaching the Portuguese language to the deaf, as well as the status of second language, basic and complementary training of teachers destined to teach Portuguese to this audience, verifying the proposals that meet the wishes of the BNCC. |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Português para surdos Ensino de língua portuguesa - surdos Surdos - ensino de língua portuguesa Escola Blíngue - surdos Escola Professor Telasco Pereira Filho - Imperatriz - MA Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Professor Telasco Pereira Filho - Imperatriz - MA Imperatriz - MA - escola bilíngue Formação de professores bilíngues Bilinguismo Portugues como segunda língua - surdos Educação bilíngue Inclusive education Portuguese for the deaf Teaching portuguese language - deaf Deaf people - Portuguese language teaching Blingu School - deaf Teacher Telasco Pereira Filho School - Imperatriz - MA - Brazil Imperatriz - MA - bilingual school - Brazil Bilingual teacher training Bilingualism Portuguese as a second language - deaf people Bilingual education |
Aparece nas coleções: | Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - CESTI UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - RAFAELA OLIVEIRA LIMA - LIC. LETRAS PORTUGUES TIMON UEMA 2023.pdf | PDF A | 1.28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.