Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2843
Título: O ensino de língua portuguesa na escola bilíngue para surdos Prof. Telasco Pereira Filho – Imperatriz – MA
Título(s) alternativo(s): Teaching the portuguese language in the bilingual school for the deaf Prof. Telasco Pereira Filho – Imperatriz – MA
Autor(es): Lima, Rafaela Oliveira
Orientador: Silva, Maria do Desterro da Conceição Silva
Membro da Banca: Costa, Joana Darc Rodrigues da
Membro da Banca: Araújo, Cristianne Silva
Data do documento: 2023-07-24
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Sabemos que a educação do surdo é bastante antiga e vem sofrendo modificações até hoje. Imaginar uma escola múltipla, em que todos participem e tenham a possibilidade de desbloqueio, é pensar uma nova estrutura de uma educação não somente especial, mas também inclusiva e participativa. Para tanto, é necessário capacitações e formações que quebrem as barreiras sociais, políticas e econômicas, pois não adianta a presença de surdos em sala de aula em que a escola ignora sua condição histórica, cultural, social e linguística. Neste trabalho, busca-se um embasamento nas perspectivas dos estudos de: Quadros e Schimiedt (2006); Goldfeld (2002); Ciccone (1990), entre outros que discutem essa problemática. O ensino da Língua Portuguesa para surdos é possível, desde que venha sendo introduzido desde o primeiro contato com a educação inicial. Realizamos uma pesquisa bibliográfica com base no Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal De Educação Bilíngue para Surdos Professor Telasco Pereira Filho-Imperatriz-MA. Para assim, analisar as disposições sobre o ensino da Língua Portuguesa para surdos, como também o status de segunda língua, formação básica e complementar dos professores destinados a ministrarem a disciplina de português para esse público, verificando as propostas que atendem aos dispostos na BNCC.
Resumo: We know that education for the deaf is quite old and has undergone modifications to this day. Imagining a multiple school, in which everyone participates and has the possibility of unlocking, is thinking about a new structure of an education that is not only special, but also inclusive and participatory. To this end, training and training are necessary to break down social, political and economic barriers, as there is no point in the presence of deaf people in the classroom where the school ignores their historical, cultural, social and linguistic condition. In this work, we seek a basis in the perspectives of studies by: Quadros and Schimiedt (2006); Goldfeld (2002); Ciccone (1990), among others who discuss this issue. Teaching Portuguese to the deaf is possible, as long as it is introduced from the first contact with initial education. We carried out a bibliographical research based on the Pedagogical Political Project (PPP) of the Municipal School of Bilingual Education for the Deaf Professor Telasco Pereira Filho-Imperatriz-MA. To do so, analyze the provisions on teaching the Portuguese language to the deaf, as well as the status of second language, basic and complementary training of teachers destined to teach Portuguese to this audience, verifying the proposals that meet the wishes of the BNCC.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Português para surdos
Ensino de língua portuguesa - surdos
Surdos - ensino de língua portuguesa
Escola Blíngue - surdos
Escola Professor Telasco Pereira Filho - Imperatriz - MA
Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Professor Telasco Pereira Filho - Imperatriz - MA
Imperatriz - MA - escola bilíngue
Formação de professores bilíngues
Bilinguismo
Portugues como segunda língua - surdos
Educação bilíngue
Inclusive education
Portuguese for the deaf
Teaching portuguese language - deaf
Deaf people - Portuguese language teaching
Blingu School - deaf
Teacher Telasco Pereira Filho School - Imperatriz - MA - Brazil
Imperatriz - MA - bilingual school - Brazil
Bilingual teacher training
Bilingualism
Portuguese as a second language - deaf people
Bilingual education
Aparece nas coleções:Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - CESTI UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - RAFAELA OLIVEIRA LIMA - LIC. LETRAS PORTUGUES TIMON UEMA 2023.pdfPDF A1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.