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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Rafaela Oliveira-
dc.date.accessioned2024-07-04T12:13:57Z-
dc.date.available2024-07-04-
dc.date.available2024-07-04T12:13:57Z-
dc.date.issued2023-07-24-
dc.identifier.citationLIMA, Rafaela Oliveira. O ensino de língua portuguesa na escola bilíngue para surdos Prof. Telasco Pereira Filho – Imperatriz – MA. 2023. 45f. Monografia (Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Centro de Estudos Superiores de Timon, Universidade Estadual do Maranhão, Timon-MA, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2843pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2843-
dc.description.abstractWe know that education for the deaf is quite old and has undergone modifications to this day. Imagining a multiple school, in which everyone participates and has the possibility of unlocking, is thinking about a new structure of an education that is not only special, but also inclusive and participatory. To this end, training and training are necessary to break down social, political and economic barriers, as there is no point in the presence of deaf people in the classroom where the school ignores their historical, cultural, social and linguistic condition. In this work, we seek a basis in the perspectives of studies by: Quadros and Schimiedt (2006); Goldfeld (2002); Ciccone (1990), among others who discuss this issue. Teaching Portuguese to the deaf is possible, as long as it is introduced from the first contact with initial education. We carried out a bibliographical research based on the Pedagogical Political Project (PPP) of the Municipal School of Bilingual Education for the Deaf Professor Telasco Pereira Filho-Imperatriz-MA. To do so, analyze the provisions on teaching the Portuguese language to the deaf, as well as the status of second language, basic and complementary training of teachers destined to teach Portuguese to this audience, verifying the proposals that meet the wishes of the BNCC.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPortuguês para surdospt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesa - surdospt_BR
dc.subjectSurdos - ensino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectEscola Blíngue - surdospt_BR
dc.subjectEscola Professor Telasco Pereira Filho - Imperatriz - MApt_BR
dc.subjectEscola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Professor Telasco Pereira Filho - Imperatriz - MApt_BR
dc.subjectImperatriz - MA - escola bilínguept_BR
dc.subjectFormação de professores bilínguespt_BR
dc.subjectBilinguismopt_BR
dc.subjectPortugues como segunda língua - surdospt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectPortuguese for the deafpt_BR
dc.subjectTeaching portuguese language - deafpt_BR
dc.subjectDeaf people - Portuguese language teachingpt_BR
dc.subjectBlingu School - deafpt_BR
dc.subjectTeacher Telasco Pereira Filho School - Imperatriz - MA - Brazilpt_BR
dc.subjectImperatriz - MA - bilingual school - Brazilpt_BR
dc.subjectBilingual teacher trainingpt_BR
dc.subjectBilingualismpt_BR
dc.subjectPortuguese as a second language - deaf peoplept_BR
dc.subjectBilingual educationpt_BR
dc.titleO ensino de língua portuguesa na escola bilíngue para surdos Prof. Telasco Pereira Filho – Imperatriz – MApt_BR
dc.title.alternativeTeaching the portuguese language in the bilingual school for the deaf Prof. Telasco Pereira Filho – Imperatriz – MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDLIMA, R. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Maria do Desterro da Conceição Silva-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, M. D. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5085262866966517pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Joana Darc Rodrigues da-
dc.contributor.referee2Araújo, Cristianne Silva-
dc.description.resumoSabemos que a educação do surdo é bastante antiga e vem sofrendo modificações até hoje. Imaginar uma escola múltipla, em que todos participem e tenham a possibilidade de desbloqueio, é pensar uma nova estrutura de uma educação não somente especial, mas também inclusiva e participativa. Para tanto, é necessário capacitações e formações que quebrem as barreiras sociais, políticas e econômicas, pois não adianta a presença de surdos em sala de aula em que a escola ignora sua condição histórica, cultural, social e linguística. Neste trabalho, busca-se um embasamento nas perspectivas dos estudos de: Quadros e Schimiedt (2006); Goldfeld (2002); Ciccone (1990), entre outros que discutem essa problemática. O ensino da Língua Portuguesa para surdos é possível, desde que venha sendo introduzido desde o primeiro contato com a educação inicial. Realizamos uma pesquisa bibliográfica com base no Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal De Educação Bilíngue para Surdos Professor Telasco Pereira Filho-Imperatriz-MA. Para assim, analisar as disposições sobre o ensino da Língua Portuguesa para surdos, como também o status de segunda língua, formação básica e complementar dos professores destinados a ministrarem a disciplina de português para esse público, verificando as propostas que atendem aos dispostos na BNCC.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Timonpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - CESTI UEMA - Monografias

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