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Título: A Universidade e a formação do (a) professor (a) como agente de inclusão: o curso de historia da UEMA e a perspectiva de inclusão
Título(s) alternativo(s): The University and the training of the teacher as an agent of inclusion: the UEMA history course and the perspective of inclusion
Autor(es): Pimenta, Flaviana Mônica Farias
Orientador: Santos, Sandra Regina Rodrigues dos
Membro da Banca: Silva, Fabio Henrique Monteiro
Membro da Banca: Camêlo, Júlia Constança Pereira
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: De acordo com o contexto histórico da deficiência na humanidade a visão acerca do indivíduo com deficiência toma formas diversas como a segregação, integração e inclusão, esta última bastante tardia quando levamos em consideração o longo caminho que se percorreu até hoje. Assim, torna-se relevante analisar como o Curso de história da Universidade estadual do Maranhão-UEMA vem formando seus alunos na perspectiva de serem professores preparados para lidar com a questão da inclusão no ensino básico. Para isso, fez-se um levantamento bibliográfico para leitura e análise de obras e textos pertinentes ao objeto de pesquisa. Leituras da Constituição brasileira de 1988, da Lei de Diretrizes e Bases-LDB 9.394/96, do Plano Nacional de Educação-PNE (2014-2024), do Estatuto da pessoa com deficiência e do Plano Político Pedagógico-PPP do Curso de História da UEMA além de relatórios de estudantes na prática do Estágio supervisionado. Ainda há muito a caminhar para que a formação do professor preparado para a inclusão aconteça e proporcione a eliminação de barreiras no dia a dia do professor.
Resumo: According to the historical context of disability in mankind the view about the individual with disabilities takes different forms such as segregation, integration and inclusion, the latter quite late when we take into account the long path that has been taken until today. Thus, it is relevant to analyze how the History Course of the State University of Maranhão-SUMA has been training its students in the perspective of being teachers prepared to deal with the issue of inclusion in basic education. For this, a bibliographic survey was made to read and analyze works and texts pertinent to the research object. Readings of the Brazilian Constitution of 1988, the Law of Directives and Bases-LDB 9.394/96, the National Education Plan-NEP (2014-2024), the Disability Statute and the Pedagogical Political Plan-PPP of the SUMA History Course of student reports on the practice of supervised training. There is still a lot to be done in order for the teacher training prepared for inclusion to happen and to provide for the elimination of barriers in the teacher's daily life.
Palavras-chave: Deficiência
Inclusão
Integração
Segregação
Educação especial
Legislação
Formação de professor
Universidade Estadual do Maranhão
Deficiency
Inclusion
Integration
Segregation
special education
Legislation
Teacher training
State University of Maranhão
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

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